
O rei emérito Juan Carlos está já a gizar o seu regresso a Espanha, tendo em conta o previsível desfecho de que as eleições gerais espanholas redundem na vitória do Partido Popular de Alberto Núñez Feijóo, que atualmente se encontra na oposição ao vigente governo de Pedro Sánchez, do PSOE.
Este é um retorno que, ao contrário das pontuais visitas a Sanxenxo para as regatas, poderá ter um cariz definitivo, como já terá confidenciado ao seu círculo mais próximo de amigos, segundo revelou o ‘El País’. A partir daí, colocar-se-ia a questão de onde residirá o pai do rei Felipe VI, com o Palácio da Zarzuela a surgir como uma forte possibilidade, algo que implicaria voltar a coabitar com a sua mulher, a rainha emérita Sofia.
Segundo o ‘La Semana’, o palácio onde o anterior monarca viveu durante mais de 40 anos é uma opção que se configura como agradável, por ser espaçosa e providenciar-lhe um maior grau de independência, dando uma machadada final na especulação de que optaria por Sanxenxo, dado o impacto menos acentuado que daí originaria a nível institucional.
Antes deste processo ser colocado em marcha, caso se confirme, refira-se que Juan Carlos irá passar precisamente por Sanxenxo para participar nas regatas locais, adiadas para o final de julho para não coincidirem com o processo eleitoral.