Niki Lauda morreu no dia 20 de maio de 2019. Cinco anos depois, a sua família continua a enfrentar-se nos tribunais por causa de 100 milhões de euros, embora o total da herança ascenda os 250 milhões. A razão para esta 'guerra' familiar tem a ver com o facto de Birgit Lauda, de 45 anos, a mulher que estava casada com o piloto de fórmula 1 e mãe dos seus dois filhos mais novos, os gémeos Max e Mia, de 13 anos, terá sido "esquecida" na divisão da fortuna.
Ela enfrenta os dois enteados Mathias (42) e Lukas (44) que ficaram quase tudo que era do pai já que são eles os que estão a presidir às empresas e sociedades criadas por Niki Lauda. Os gémeos, por sua vez, só terão direito à sua parte da herança quando fizerem 27 e depois 35 anos de idade, pois o piloto considerava que não era benéfico que pessoas muito jovens tivessem à sua disposição demasiado dinheiro.
Entretanto, e depois de muitos anos desta disputa judicial, o tribunal acabou por dar razão à viúva, uma mulher que doou um dos seus rim ao marido quando ele teve graves problemas de saúde. Birgit Lauda foi forçada a tomar medidas legais contra a vontade de seu falecido marido, uma vez que viu toda a fortuna nas mãos dos enteados.
Numa entrevista ao jornal austríaco 'Kronenzeitung' austríaco, a viúva não deixou de se mostrar muito triste por ter sido obrigada a encetar esta batalha judicial: "Como mulher dele, estávamos casados há 11 anos, tenho direito a uma parcela legal. Lamento ter que lutar e exigir isso na Justiça. Sempre estive à disposição para conversar."
Em testamento Niki Lauda não esqueceu Birgit (20 mil euros por mês, funcionários, férias, duas casas, três carros). Contudo, se ela voltasse a casar esse acordo deixaria de existir. Algo que não é descartar, pois a viúva Lauda mantém um relacionamento com o financeiro Marcus Sieberer há já três anos.
Na referida entrevista, Birgit diz que a disputa pública e os rumores de um novo amor prejudicaram a sua reputação: "Ser casada com uma pessoa como Niki, acaba por levar a estas coisas, mesmo que magoe muito." Apesar da dor que as acusações que lhe foram feitas provocaram, garante que continua forte e empenhada na felicidade dos seus filhos.