A vida de miséria de João Paulo Sousa! Do trabalho nas obras e dos 400 euros de ordenado aos pais desempregados
Aos 13 anos, o apresentador começou a trabalhar como servente para ajudar em casa e, em 2007, mudou-se para Lisboa atrás do sonho, mas onde só conseguia ganhar menos do que o ordenado mínimo.
Com o passar do tempo, João Paulo Sousa, de 32 anos de idade, tem ganho o seu espaço na televisão. O apresentador da SIC chegou mesmo a substituir Cristina Ferreira em momentos em que a antiga estrela da estação de Paço de Arcos esteve ausente.
Mas nem sempre a vida lhe sorriu. Na adolescência, João Paulo Sousa passou por dificuldades e lembra os momentos em que via os colegas com roupa de marca, vestuário que na altura era inalcançável para ele. "Houve uma altura em que questionava o porquê de não poder ter as mesmas coisas que os outros. Houve aquelas birras do por que é que alguém tinha umas sapatilhas da Nike e eu tinha da ‘Mike’? E uma calças de fato de treino da ‘Didodas’ em vez de serem da Adidas? Ainda hoje as tenho. Na altura, odiava-as, agora acho piada", disse, em entrevista ao 'Alta Definição', na SIC.
Com 13 anos, o apresentador decidiu arregaçar as mangas e começar a trabalhar nas obras para ser independente financeiramente. "Era servente, ajudava naquilo que fosse preciso", conta. Comprou o seu primeiro computador aos 17 anos. Mais tarde, foi trabalhar para a agência funerária do tio. "Era um trabalho de fim de semana."Mas, em 2007, decidiu rumar a Lisboa para procurar um lugar na televisão. João Paulo Sousa chegou à capital para interpretar Sandro, na novela juvenil da TVI, 'Morangos com Açúcar', onde se estreou no pequeno ecrã. O apresentador relembra que o seu primeiro ordenado foram "400 euros" e por isso teve de "dividir casa com um amigo [João]".
Entretanto, foram os pais que ficaram desempregados. Contudo, este nunca se sentiu à vontade para lhes dar dinheiro "porque sabia que eles não iam levar a bem". Então, a única forma que arranjou de os ajudar foi "chegar a casa e ir pagando as contas".