Ana Balhacau revela ter sofrido ataques de bullying e que usava as gargalhadas como defesa
A cantora e vocalista dos Deolinda mostra-se preocupada que o mesmo possa acontecer à filha.
Ana Bacalhau admite que a sua personalidade deve-se muito aos ataques de bullying que sofreu durante os tempos em que estava na escola. E que esses ataques levou-a a adoptar um comportamento para dar a volta por cima: com gargalhadas.
"Na minha vida do dia-a-dia, quando estou nervosa ou insegura tendo a dar gargalhadas muito altas ou a mexer-me muito para que as pessoas não me olhem muito. Isto vem da altura quando sofri bullying em miúda na escola e criei esta forma. Quando uma coisa me afeta sorrio ainda mais para não dar parte fraca. Na altura era uma questão de sobrevivência e depois fui levando isso ao longo da vida como uma ideia de sobrevivência na minha cabeça", conta a cantora ao DN.
E acrescenta que está muito atenta ao que pode acontecer à filha: "Estando atenta, ao menos sei os sinais porque os vivi. A maior parte das crianças que sofrem não falam do assunto, não comunicam. Eu era uma criança extrovertida e depois do bullying passei a ser uma criança introvertida. (...) No meu tempo podia chegar a casa e estava no meu sítio seguro, hoje em dia com as redes sociais é mais ingrato, abre-se o computador ou liga-se o telemóvel e as coisas estão ali. Mas gostava de dizer a quem está a passar por isso que há nas redes sociais grupos de pessoas que partilham experiência e é ótimo saber que pertencermos a um sítio depois de nos dizerem que estamos errados e não pertencemos a lado nenhum".