Com o marido a caminho de Inglaterra, mulher de Rúben Amorim sacrifica projeto de vida por amor ao treinador
Rúben Amorim está prestes a abraçar uma radical mudança de vida, a caminho do Manchester United. A mulher, Maria João, mantém-se como o grande rochedo da família.
Há cerca de dez anos ao lado do ainda treinador do Sporting, Maria João Diogo é considerada um rochedo na vida de Rúben Amorim e o alicerce da família. Com o marido prestes a mudar de vida, há decisões difíceis que terão de ser tomadas pela família.
Em comunicado à CMVM, o Sporting confirmou o interesse do United em contratar Amorim, tendo a SAD leonina exigido o valor da cláusula de rescisão inscrita no contrato do treinador, de dez milhões de euros. "O Manchester United manifestou interesse em pagar à Sporting SAD o valor da referida cláusula", esclareceu o clube no comunicado.
O treinador português irá suceder a Erik Ten Hag no clube britânico, que, na segunda-feira, foi despedido após ter sofrido uma derrota por 2-1 frente ao West Ham. No Sporting, Rúben Amorim notabilizou-se por conquistar dois campeonatos portugueses.
Agora é de vez, Rúben Amorim, de 39 anos de idade, está prestes a abraçar uma enorme mudança de vida e muda-se de armas e bagagens para Inglaterra e a nova vida implicará, necessariamente, uma mudança para a mulher, Maria João Diogo, e para os dois filhos.
É um novo desafio para o casamento de Rúben, que sempre foi mantido longe dos olhares indiscretos e vai agora de enfrentar a pressão de um dos campeonatos mais competitivos da Europa. A história de amor, porém, já é antiga. O na altura futebolista do Benfica e a companheira conheceram-se no início da carreira de Rúben e casaram-se na igreja do Palácio de S. Marcos, em Coimbra, a 23 de junho de 2016, numa cerimónia que contou com cerca de 160 convidados, muitos deles do mundo do futebol.
Numa época em que as redes sociais ainda não explodiam como agora, a união foi sempre mantida longe dos holofotes mediáticos, mas não foi por isso que Maria João deixou de acompanhar a carreira do futebolista. Enquanto Rúben jogava no Benfica, a mulher era presença assídua nos camarotes dos encarnados, mantendo uma excelente relação com as restantes mulheres dos jogadores da Luz e no Sporting também já teve os seus momentos.
Em 2021, depois de o treinador se sagrar campeão pelo Sporting, foi filmado a dançar, de forma ternurenta, com a companheira no relvado, e mais recentemente, após ter derrotado o Benfica, ainda na época passada, imagens em que Rúben aparecia com um dos filhos ao colo tornaram-se virais.
É um homem de família, ainda que raramente fale sobre a mesma. No entanto, não se confunda essa atitude com desprendimento. Aliás, é precisamente o contrário. A ausência de exposição deve-se precisamente ao receio de que aconteça alguma coisa ao que de mais precioso o técnico tem na vida: a mulher e os filhos. Quem acompanha o percurso dos dois não tem dúvidas de que Maria João Diogo também tem a sua quota-parte de responsabilidade no sucesso da carreira do treinador.
Deixa projeto de vida para trás
Licenciada em engenharia das telecomunicações, Maria João Diogo acabou por se dedicar ao design de interiores e construiu um projeto, no qual atualmente trabalha a tempo inteiro e de que muito se orgulha. Ao lado de uma das melhores amigas, Raquel Gomes – curiosamente companheira do também ex-futebolista Hugo Viana – abriu a empresa 'Dois Tons'.
O estúdio de decoração, que conta com muitos clientes famosos como Fernanda Serrano, Nuno Gomes ou até a companheira de Rui Costa, Sandra Rocha, tem crescido ao longo dos anos, graças à presença constante de Maria João Diogo que, com Rúben Amorim a ir trabalhar para Inglaterra, terá de deixar o seu grande desafio para trás e deixar o negócio das mãos da amiga Raquel mais em permanência.
Um sacrifício que estará disposta a fazer em nome do bem-estar na família, tal como já aconteceu no passado quando Rúben ainda era jogador e esteve um ano no Qatar. Na altura, a experiência não podia ter corrido melhor, com a família a aproveitar o melhor da experiência. "Nunca tinha jogado fora. O Qatar para viver, para a familia, é um país espetacular. As pessoas não têm ideia da qualidade de vida no Qatar. Gostei muito", fez saber após o único ano que passou fora do país enquanto futebolista.