De chorar por mais! D. Duarte oferece carne barrosã e ostras na festa popular do casamento da filha, Francisca
Casamento da infante Maria Francisca e Duarte Martins acontece em Mafra. Casa de Bragança convida portugueses a participar na festa e oferece repasto junto ao Palácio de Mafra.
Continuam em marcha os preparativos para o casamento na família real portuguesa que vai unir a infanta Maria Francisca, a filha de D. Duarte e Isabel Herédia, de 26 anos, ao advogado Duarte Martins, no dia 7 de outubro, no Palácio Real de Mafra.
Já estão definidos os alimentos que serão servidos durante a celebração, numa ementa desenhada pelo chef Hélio Lourenço, que teve como linha orientadora a representação dos sabores nacionais, de acordo com declarações ao ‘Observador’.
No arraial, os mais de mil convidados da cerimónia poderão deleitar-se com carne barrosã e ostras de ria de Aveiro.
Na mesa, ficarão pães portugueses, desde o de Favais ao de Valongo, complementados por queijos portugueses e frutos como pera rocha e maçã de Alcobaça, tal como azeites e, claro, doces, como por exemplo queijadas de Sintra e gelados.
No cocktail, servido na Escola de Armas, no Palácio Nacional de Mafra, estarão disponíveis pastéis de nata, pastéis de bacalhau, croquetes com carne, choco frito com mousse de aneto e empadinhas de cogumelos silvestres. Finalmente, para o copo-d’água, o menu é composto por arroz caldoso carolino, vitela barrosã e cheesecake.
Haverá ainda opções vegetarianas, vegan e sem glúten para os convidados que delas necessitem: chili de abóbora, ravióli de cogumelos com creme de soja e bolo de chocolate vegan.
O bolo de casamento, com um peso de 150 quilogramas, terá recheio de nozes, com uma cobertura em glacê real, composta por açúcar em pó, creme tártaro, sumo de limão e claras de ovo, contendo referências à filigrana de Gondomar.