De visita à Expo Dubai, Clara de Sousa entra numa discussão por causa do conflito na Ucrânia
A pivot da SIC fotografou-se à porta do pavilhão russo e deixou algumas críticas. Um seguidor acabou por levantar controvérsia e provocar a reação da jornalista.
Clara de Sousa, 54 anos de idade, está nos Emirados Árabes Unidos, de visita à Expo Dubai. No entanto, a visita está a causar alguma polémica, com a jornalista da SIC a entrar numa discusão com um seguidor, por causa do conflito na Ucrânia.
Clara de Sousa fotografou-se junto do pavilhão russo na exposição mundial e deixou algumas críticas, questionando a permanência do país de Vladimir Putin no certame, após a invasão da Ucrânia. "Até ao momento, a Rússia não foi banida da Expo Dubai e o pavilhão continua a ser dos mais visitados porque é de facto um pavilhão imponente, colorido, bem pensado e projectado, com um espectáculo multimédia único", começa por escrever Clara de Sousa.
Na mesma publicação, a pivot da estação de Paço de Arcos aponta para as contradições do momento. "Mas nada bate certo com o que estamos a assistir fora desta bolha da Expo. Aqui o pavilhão fala em amor, coração, paz, cooperação. Na Ucrânia, vemos guerra, morte, desespero, chantagem, terror", denunciou.
As palavras de Clara de Sousa acabaram por levantar controvérsia, com um internauta a contrariar as afirmações da jornalista. "Nada a ver esta postagem. O que está em causa na guerra é a postura de Putin, não a postura da Rússia como país, como cultura. Associar uma coisa à outra é errado e decepcionante vindo de alguém com a influência que tens", acusou o seguidor.
Clara de Sousa sentiu necessidade do contraditório e entrou na discussão: "Quer dizer-me quem fez o pavilhão da Rússia? Ou o de Portugal ou qualquer outro? Fui eu, foi você ou foram as autoridades de cada país? Qual é a decisão subjacente a cada temática nacional, a cada filme, a cada espectáculo de multimedia? É minha, é sua ou das autoridades? Cada pavilhão é a imagem que cada país e o que seu poder político quer mostrar ao mundo. Para mim é claro. Não há qualquer confusão com o povo", contrapôs a jornalista.