Tudo sobre a fortuna de milhões de Balsemão, que há apenas três semanas sofreu um aumento exponencial
Os recentes negócios do magnata da televisão impulsionaram ainda mais a sua fortuna a poucos dias da sua morte. Estima-se que tenha deixado uma herança de cerca de 46 milhões de euros.Francisco Pinto Balsemão morreu esta terça-feira, aos 88 anos de vida. Pai de cinco filhos, o fundador da SIC, do grupo Impresa – dona da SIC e do 'Expresso' – e antigo primeiro-ministro foi toda a vida um homem de negócios e dono de uma vasta fortuna que agora irá deixar aos seus herdeiros.
De acordo com a revista 'Sábado', Balsemão declarou 40 milhões de euros na sua mais recente declaração de rendimentos. Um património que consiste em aplicações financeiras, contas bancárias e outros bens, como a casa na exclusiva Quinta da Marinha, onde vivia há várias décadas.
No ano passado, entre os valores que constam no documento, a 'Sábado' revela que Balsemão declarou pensões de 367,2 mil euros: o equivalente a 26,2 mil euros mensais.
Sabe-se que meses antes tinha vendido o seu palacete de quatro pisos da Lapa e, embora não se saiba por quanto foi fechado o negócio, em 2022 estava à venda por 10 milhões de euros.
Além deste aumento da sua fortuna, há apenas três semanas Balsemão tinha lucrado a módica quantia de 6,3 milhões de euros graças à valorização das ações da Impresa na Euronext Lisboa. Recorde-se que o magnata dos media estava em negociações para vender uma "parte relevante" da empresa ao grupo italiano MFE-MediaForEurope, controlado pela família Berlusconi.
Resta saber quais serão os valores desta futura venda, sendo que o seu filho Francisco Pedro Balsemão, é o atual CEO da Impresa.