Escândalo! Noémia Costa e a filha acusadas de abandonarem Licínio França
A atriz fez revelações surpreendentes sobre o seu passado, que envolveu o vício do jogo, traições e agressões durante o seu casamento com Licínio, a sofre com Alzheimer. Agora, é a irmã do ator, Elisabete França, a tecer duras acusações à cunhada e à sobrinha.
O ator Licínio França, 66 anos de idade, atravessa uma fase muito complicada de doença e grande dependência. O ator sofre de Alzheimer em estado avançado e encontra-se internado num lar de idoso em Odivelas, onde recebe os cuidados necessários. Não fala, é alimentado por uma sonda e "perdeu completamente o sorriso".
A antiga companheira do ator, a atriz Noémia Costa fez várias revelações surpreendentes sobre o seu passado, que envolveu o vício do jogo, traições e agressões durante o seu casamento com Licínio França, a quem fez acusações de violência doméstica. Do casamento dos dois nasceu Joana. "Ninguém quer que uma relação falhe principalmente 22 anos depois. Mas não devia ter deixado que a relação se estendesse mais. Poupava a Joana de ter visto certas coisas que, infelizmente, acabou por ver", contou Noémia Costa no 'Alta Definição'. "Embora tenha o maior respeito por ele. É o pai da minha filha. Olho para a Joana e jamais me poderia esquecer dele. A Joana viu algumas dessas agressões", lamenta. Mas houve outras acusações para além dessas agressões, verbais e físicas, como o vício do jogo do ex-marido... e as aventuras amorosas que foi tendo, mesmo quando estava casado. A ruptura aconteceu em 2007, com a atriz a denunciar ao mundo o que estava a acontecer na sua casa. A filha tomou partido da mãe.
"Ninguém quer que uma relação falhe principalmente 22 anos depois. Mas não devia ter deixado que a relação se estendesse mais. Poupava a Joana de ter visto certas coisas que, infelizmente, acabou por ver", contou Noémia Costa no 'Alta Definição'. "Embora tenha o maior respeito por ele. É o pai da minha filha. Olho para a Joana e jamais me poderia esquecer dele. A Joana viu algumas dessas agressões", lamenta.
Mas houve outras acusações para além dessas agressões, verbais e físicas, como o vício do jogo do ex-marido... e as aventuras amorosas que foi tendo, mesmo quando estava casado. A ruptura aconteceu em 2007, com a atriz a denunciar ao mundo o que estava a acontecer na sua casa. A filha tomou partido da mãe.
Licínio negou, depois, em entrevistas que tenha agredido a ex-mulher e desmentiu o vício do jogo: "Não jogo todos os dias por isso não sou viciado", garantiu. Nessa altura, também a filha Joana deixou de falar com ele e nem o convidou para o seu casamento. O ator chegou a viver na rua e a comer na "sopa dos pobres". Depois mudou-se para um quarto com a ajuda da Santa Casa da Misericórdia, até ser tomado pela doença. Agora é a irmã de Licínio, Elisabete França a tecer duras acusações à cunhada e à sobrinha. "Não sei o que entrou na cabeça da Joana para desprezar o pai, mas ele está assim à conta das duas, principalmente devido aos desgosto que teve com a filha", atira a irmã do ator em declarações à TV7 Dias. "Neste momento, o meu irmão está inválido, não fala, não anda, não faz nada. Não tem como dizer se é verdade ou mentira. Foi isso que me revoltou. Porque é que ela [Noémia Costa] não pára? Não sou de desejar mal, mas o que elas fizeram com o rapaz eu não perdoo e elas têm de levar com um castigo", afirma à publicação.
O ator chegou a viver na rua e a comer na "sopa dos pobres". Depois mudou-se para um quarto com a ajuda da Santa Casa da Misericórdia, até ser tomado pela doença.
Agora é a irmã de Licínio, Elisabete França a tecer duras acusações à cunhada e à sobrinha. "Não sei o que entrou na cabeça da Joana para desprezar o pai, mas ele está assim à conta das duas, principalmente devido aos desgosto que teve com a filha", atira a irmã do ator em declarações à TV7 Dias.
"Neste momento, o meu irmão está inválido, não fala, não anda, não faz nada. Não tem como dizer se é verdade ou mentira. Foi isso que me revoltou. Porque é que ela [Noémia Costa] não pára? Não sou de desejar mal, mas o que elas fizeram com o rapaz eu não perdoo e elas têm de levar com um castigo", afirma à publicação.
Com a rutura do casamento, Noémia terá convidado Licínio a deixar a moradia onde os dois viviam no Cartaxo. Em troca, pagava-lhe a renda de um apartamento durante um ano. A irmã do ator acusa agora a cunhada de ficar com a casa do irmão: "Eu disse para ele não sair de casa. Mas ele dizia 'não sabes o que é viver com aquela mulher'. 'Mas há dois pisos, ela que vá para um e tu vás para o outro, mas não saias de casa', disse-lhe. Mais tarde fez a proposta para lhe pagar casa durante um ano. E o resto? Foi viver para a rua, que foi para onde ele foi quando largou a casa. Não devia ter largado. Eu insisti com ele. 'Ela quer é ficar sozinha na casa', disse eu."