Herdeiros de Pinto Balsemão já repartiram ações em partes iguais
Os cinco filhos – Mónica, Henrique, Francisco Maria, Joana e Francisco Pedro – repartiram entre si a participação na Balseger, que detém indiretamente a maioria do capital da dona da SICOs cinco herdeiros de Francisco Pinto Balsemão vão ficar com a posição da holding Balseger, que detém a indiretamente maioria do capital da Impresa através da Impreger, dividindo entre si em partes iguais a participação que era do fundador da empresa. Assinaram também um acordo parassocial que determina que vão seguir uma estratégia conjunta nas assembleias-gerais onde será decidido o futuro da empresa.
Os anúncios em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) foram feitos esta sexta-feira, 31, numa altura em que está a ser negociada a venda de uma participação relevante do capital da Impresa aos italianos da MediaForEurope (MFE), da família Berlusconi.
O acordo entre os agora acionistas da Balseger (Mónica Balsemão, Henrique Balsemão, Francisco Maria Balsemão, Joana Balsemão e Francisco Pedro Balsemão), prevê a “coordenação do exercício de direitos de voto em assembleias da Balseger e, por extensão, o alinhamento de voto na Impreger e na Impresa em matérias estratégicas”.
No que respeita às assembleias-gerais, o acordo estabelece que os acionistas terão de se reunir previamente “para definirem o sentido em que exercerão os respetivos direitos de voto, se alguma delas convocar as demais para o efeito”.