Judite responde à polémica com reportagem cheia de cadáveres
Judite Sousa reagiu à polémica levantada pela reportagem do 'Jornal das 8' onde surge ao lado de um cadáver da tragédia de Pedrógão Grande. A pivot da TVI apagou todas as publicações da sua página de facebook, deixando apenas uma reportagem cheia de cadáveres, da jornalista Christianne Amanpour. "Uma das minhas referências: Amanpour", escreve apenas.
No domingo, 18, a polémica instalou-se com uma reportagem de Judite Sousa, que passou no 'Jornal das 8' da TVI, onde a jornalista surgia ao lado de um cadáver, vítima da tagédia de Pedrógão Grande – em que os números já contabilizam 64 mortos e 157 feridos.
Judite Sousa, de 56 anos de idade, foi arrasada nas redes sociais e muitos dos comentários recordavam a maior dor de Judite: a morte do filho, André Sousa Bessa, vítima de um acidente numa piscina, em junho de 2014.
Mas polémica foi mais longe, chegou à ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que anunciou a abertura de "um processo de averiguações sobre a cobertura jornalística dos acontecimentos em Pedrógão Grande" e obrigou à resposta da Direção de Informação da TVI, através de comunicado, que saíu assim em defesa da sua diretora-adjunta. "Conscientemente a TVI tem procurado respeitar a dor de quem sofre, sem a esconder. Nas horas e horas de emissão e diretos, é feito pelos nossos profissionais um esforço de contenção, sem prejuízo do rigor, de verdade e daquilo que a nossa orientação editorial considera ser notícia relevante."
Nesta terça-feira, Judite Sousa toma finalmente uma posição. A jornalista apagou todas as publicações da sua página da TVI deixando apenas uma excerto de uma reportagem da CNN, da jornalista Christianne Amanpour, sobre o genocídio no Ruanda, em que as imagens estão pejadas de cadáveres. A legendar o post, Judite escreveu apenas: "Uma das minhas referências".