_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Homenagem

"Lelé da cuca" e "escorpião traidor": a troca de 'mimos' e a relação tumultuosa de Francisco Pinto Balsemão com Marcelo Rebelo de Sousa

A relação entre o atual Presidente da República e o malogrado fundador do 'Expresso' e da SIC degradou-se significativamente ao longo dos anos, com Balsemão a considerar que a sua confiança foi traída em vários momentos.
Por FLASH! | 22 de outubro de 2025 às 12:56
Marcelo Rebelo de Sousa e Francisco Pinto Balsemão tiveram uma relação complexa Foto: Ricardo Ruella

A relação entre o atual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e Francisco Pinto Balsemão remonta a várias décadas, há mais de 50 anos. Uma relação que foi sempre complexa. Ambos vêm da mesma família política – o chairman do Grupo Impresa foi igualmente fundador e militante número um do PSD – e os dois partilharam o nascimento do 'Expresso', mas Marcelo acabou acusado de falta de lealdade por Balsemão.

pub

A relação, outrora próxima, degradou-se significativamente ao longo dos anos, com Balsemão a considerar que a sua confiança foi traída em vários momentos. Ainda assim, o atual chefe de Estado continuou a ser convidado para os Encontros de Cascais, promovidos pelo empresário falecido esta terça-feira, 21 de outubro, aos 88 anos de idade. Marcelo reconheceu as "flutuações de conjuntura" na sua relação com Balsemão, mas destacou que o convite para estes encontros nunca foi retirado.

Francisco Pinto Balsemão lançou o 'Expresso' em janeiro de 1973, com o objetivo de criar um jornal que questionasse o regime do Estado Novo. Juntamente com Balsemão e o jornalista Augusto Carvalho, Marcelo Rebelo de Sousa integrou a equipa fundadora do jornal. O atual Presidente teve um papel importante no estilo de jornalismo político do jornal, que viria a ter uma grande influência na sociedade portuguesa. No entanto, esta colaboração no lançamento do semanário tornou a relação entre Balsemão e Marcelo ainda mais complexa.

pub

Nas suas memórias, publicadas em 2021, Francisco Pinto Balsemão revelou uma relação de amizade e inimizade com Marcelo Rebelo de Sousa, acusando-o de "facadas imperdoáveis" e traição. Descreveu a sua relação com o atual Presidente da República como a maior "balde de água fria" que teve na vida. A revista 'Visão' noticiou, com base na autobiografia 'Memórias' de Balsemão, que este o apelidava de "escorpião" traidor, referindo-se a várias "facadas imperdoáveis, traições, imbecilidades e exibições".

Balsemão e Marcelo Rebelo de Sousa fundaram o Expresso num período de tensão política Foto: D.R.
pub

Balsemão relembrou uma ocasião, em 1978, em que Marcelo Rebelo de Sousa escreveu "O Balsemão é lelé da cuca" na secção 'Gente' do jornal 'Expresso', de que ambos foram fundadores. Em homenagem, o atual Presidente da República referiu-se ao igualmente fundador da SIC como "visionário, pioneiro e criativo", num tributo público após a sua morte. 

"Visionário, pioneiro, criativo, determinado, batalhador, democrata, social-democrata, europeísta e atlantista, esteve em quase todos os combates de meados dos anos sessenta até hoje. Portugal não o esquece. Portugal nunca o esquecerá", lê-se numa nota de Marcelo Rebelo de Sousa publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub