Mãe de Nonô: "É preciso ajudar quem sofre ao ver um filho com cancro"
A Nonô faleceu vítima de cancro, aos 5 anos. A sua mãe, Vanessa recorda a filha e alerta para a consciencialização das pessoas que ainda "fogem" do assunto cancro infantil.
Poucos ficaram indiferentes à dura batalha contra o cancro de Leonor, a sobrinha de Lara Afonso, que faleceu em setembro de 2014. Tinha apenas 5 anos de idade e chocou Portugal inteiro com a sua bondade, energia, carisma e vontade de ultrapassar a doença. Ficou para sempre conhecida como a princesa Nonô.
No Dia Internacional da Criança com Cancro, que se assinala esta quarta-feira, dia 15, a mãe de Nonô, Vanessa Afonso, recorda a sua filha, deixa uma mensagem aos pais de meninos com cancro e alerta para a consciencialização da sociedade, numa altura em que ainda muita gente "foge" do assunto.
Vanessa Afonso que criou a Associação Princesa Leonor – Aceita e Sorri, nunca se deixou ir abaixo com a doença da filha. Apesar dos maus momentos, ainda hoje se mostra uma mulher forte e com esperança.
"Nunca me deixei amargurar, poucas vezes chorei à frente da Nonô. Uma vez viu-me mais triste e zangou-se comigo. Dizia muitas vezes: 'Mãe, eu não estou doente, só estou careca!' Essa frase é incrível e de uma intensidade brutal. Para ela quem estava doente eram os meninos que não saíam de uma cama de hospital, que viviam cheios de dores sem energia para brincar. E alegria era algo que não lhe faltava."
Era na atitude da filha, recorda Vanessa ao site FLASH! que ia buscar forças para continuar. E é esta a mensagem que quer passar a todos os pais que passem por esta situação. "Há muitos momentos de tristeza, dor e saudade. Há, é verdade. É incontornável. Mas enquanto há vida há esperança. Quem me dera ter a minha filha numa cama de hospital. Quereria dizer que ainda havia alguma possibilidade de sobrevivência e perspectiva de futuro!"
MÃE DE NONÔ DEIXA ALERTA À SOCIEDADE
"Não podemos permitir que as crianças que sofrem com doenças sejam esquecidas. Nem elas nem as suas famílias. Infelizmente há cada vez mais dignósticos, é assustador! E a maioria das pessoas nem tem essa noção...", conta ao site FLASH! aquela que já sofreu na pele a perda de um filho.
"As pessoas fogem do assunto. Eu própria fugia! Recusava-me a falar disso, que horror, com três filhos, nem queria pensar em tal coisa! Até me acontecer... A postura das pessoas é esta. E a sociedade tem de mudar mentalidades, tem de encarar a realidade de frente, porque as coisas acontecem todos os dias ao nosso lado... Antes as famílias sofriam em silêncio, agora não, porque precisam de ajuda", diz-nos.
Vanessa Afonso considera ser "urgente" a união das pessoas e a entreajuda. "Há muita coisa para fazer, é preciso ajudar quem sofre diariamente ao ver os filhos doentes, com cancro ou outras doenças graves, e apoiar aqueles que mais precisam."
O Dia Internacional da Criança com Cancro deve ser assinalado, segundo Vanessa, como "barulho" para as pessoas se consciencializarem. "É preciso fazer barulho para acordar a sociedade!", avança.
Esta quarta-feira, dia 15, a Associação Princesa Leonor – Aceita e Sorri (Os Aprendizes da Nonô) vai receber, pelas 15h00, várias figuras públicas, num cocktail organizado e patrocinado pelas lojas Well's e pela marca Oleoban, que vão oferecer um cheque de 12 mil euros à associação. "É incrível como ainda há boas pessoas nesta vida, que fazem tudo para ajudar os outros sem pedir nada em troca", refere Vanessa.
Aurea, Richie Campbell, Nuno Gomes, Paula Teixeira, João Paulo Rodrigues, Luciana Abreu, Lara Afonso e Paulo Fernandes, entre outros, são os padrinhos da associação que fazem questão de ajudar.