Marcelo Rebelo de Sousa apanhado na praia por Fernando Rocha
O Presidente da República não dispensa o ritual quase religioso de umas braçadas no mar.O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa é um homem de rituais. A viver perto da praia, em Cascais, Marcelo não dispensa umas boas braçadas no mar, mesmo quando a água está mais fria. O hábito é praticamente diário e matinal. Quase religioso. O local de eleição sempre foi a praia junto ao Hotel Albatroz, no centro da vila, seguido de um bom pequeno-almoço.
No verão, quando de férias, as praias algarvias são as eleitas, como a do Gigi, junto à Quinta do Lago, ou, mais recentemente, na praia de Montegordo. É nestas idas a banhos que se fecha nos seus pensamentos mais profundos, sozinho, sem a presença (visível) de seguranças ou assessores. Momento de introspeção tão necessários em tempos como os de agora, em que está prestes a indigitar o novo Governo, perante todas as incertezas em torno da ingovernabilidade.
No entanto, e por muito que esteja metido "consigo mesmo", Marcelo Rebelo de Sousa nunca vira as costas aos populares que o procuram para a inevitável selfie e dois dedos de conversa. Por muito discreta que seja, a presença do Presidente no areal nunca passa despercebida e causa burburinho entre os banhistas.
Recentemente, o cenário repetiu-se numa praia do concelho de Oeiras, com o Presidente a ser "apanhado" pelo comediante Fernando Rocha, que registou o momento. "Conta-se pelos dedos da mão de um serralheiro o que este vídeo mostra. Um Presidente da República que vem dar o seu mergulho ao mar sem comitiva nem seguranças, passou por tanta gente e nada aconteceu. Uns gostam outros não gostam, mas todos respeitaram. Que Portugal continue assim, um País livre, seguro e sem Ódio", escreveu o co-apresentador do 'Domingão'.