Morte trágica de percussionista da Orquestra Sinfónica Portuguesa deixa músicos consternados e leva ao cancelamento de concerto
Richard Buckley tinha 56 anos e estava a participar na Maratona de Lisboa, este sábado, quando se sentiu mal.O Teatro Nacional de São Carlos está de luto. Este sábado de manhã, horas antes do ensaio geral do Concerto de Halloween, que estava marcado para este domingo no CCB, Richard Buckley, percussionista da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sentiu-se mal durante a Maratona de Lisboa, acabando por não resistir, alegadamente, a um AVC fulminante.
A morte inesperada causou uma profunda consternação entre os músicos, cantores e funcionários do São Carlos e o ensaio geral foi cancelado, assim como o concerto, que foi adiado para janeiro.
"O Conselho de Administração do OPART, o Diretor Artístico, os músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos manifestam o profundo pesar pelo falecimento de Richard Buckley (1969–2025), músico de excecional talento e humanidade, que integrou a Orquestra Sinfónica Portuguesa desde a sua fundação, em 1993. (...) A sua dedicação, rigor e paixão pela música foram fonte de inspiração para colegas e público, enriquecendo profundamente a história desta instituição", pode ler-se no comunicado oficial da OPART, a entidade pública que gere o TNSC e a OSP.
"A sua partida deixa um vazio imenso, mas o seu legado — de arte, amizade e humanidade — permanecerá vivo em todos nós", lê-se ainda.