Reis da Holanda recebidos por Marcelo com quem mostraram cumplicidade
Guilherme Alexandre e Máxima iniciaram esta terça-feira a 1.ª visita de Estado a Portugal com grande cumplicidade com o Presidente Marcelo. A visita inclui encontro com os líderes políticos, passeios a pé por Lisboa, no Martim Moniz e Intendente, e termina na Escola Nacional de Bombeiros, em Sintra.
Guilherme Alexandre e Máxima começaram esta terça-feira, dia 10, a primeira visita oficial a Portugal, que vai durar de 3 dias, e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa já deu o aperto de mãos de boas vindas aos reis da Holanda na Praça do Império, em Belém. Esta é a 1.ª visita oficial a Portugal, desde que foram coroados em 2013, que decorre a convite do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, 27 anos depois da visita da rainha Vitória da Holanda. Em declarações aos jornalistas, Marcelo disse que espera que esta visita dê "um novo impulso" às relações bilaterais dos dois países, assim como "dar a conhecer um Portugal moderno, tecnologicamente avançado em áreas como o setor aeronáutico, a engenharia do ambiente, as energias renováveis", afirmou. A agenda oficial de Guilherme Alexandre e Máxima inclui ainda esta terça-feira uma visita a Assembleia da República, onde serão recebidos pelo presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, e à Câmara Municipal de Lisboa, onde são aguardados por Fernando Medina.
Esta é a 1.ª visita oficial a Portugal, desde que foram coroados em 2013, que decorre a convite do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, 27 anos depois da visita da rainha Vitória da Holanda.
Depois das visitas oficiais, segue-se um passeio a pé pela capital, primeiro pela Praça do Município à Praça do Comércio, apanham o elétrico até à Mouraria e seguem novamente a pé para o Arquivo Fotográfico Municipal, no Martim Moniz, e para as residências artísticas do Largo do Intendente. Mais tarde encontram novamente Marcelo para um jantar no Palácio da Ajuda. Quarta-feira é o dia de serem recebidos pelo primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial. Para terminar a visita oficial, Guilherme Alexandre e Máxima vão conhecer a indústria aeronáutica OGMA, em Alverca, e a Escola Nacional de Bombeiros, e na vila de Sintra.
Mais tarde encontram novamente Marcelo para um jantar no Palácio da Ajuda.
Quarta-feira é o dia de serem recebidos pelo primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial.
Guilherme Alexandre subiu ao trono dos Países Baixos em 2013, quando a sua mãe, Beatriz, abdicou. Aos 50 anos, é o segundo monarca mais jovem da Europa, depois de Filipe VI de Espanha, que tem 49.Natural da Argentina, a rainha Máxima, 46 anos, entrou na família real dos Países Baixos em 2002.