Salvador Sobral: o preferido dos famosos
O vencedor do Festival da Canção foi o preferido dos portugueses e dos famosos. Foram muitas as figuras públicas que apoiaram Salvador Sobral nas redes sociais, desde José Carlos Malato a Pedro Granger.
Salvador Sobral, a voz que irá representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção de 2017 em Kiev, dia 9 de maio, foi, desde cedo, o preferido dos famosos nacionais. Nomes como José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira, Pedro Granger, Filomena Cautela ou Henrique Feist nunca esconderam a sua preferência e fizeram-no saber através das redes sociais e não lhe pouparam elogios
Salvador Sobral, de 27 anos de idade, conquistou não só pela sua simplicidade, mas também pela emoção que trespassa a canção eleita, da autora da irmã, a também cantora Luísa Sobral.
Juntos no palco, após terem ganho o Festival da Canção, no domingo, dia 5, irmão e irmã encantam, mais uma vez, a audiência maioritariamente composta por caras conhecidas da televisão. Tânia Ribas de Oliveira, a apresentadora do programa 'Agora Nós', da RTP, até cantou emocionada a vitória dos manos.
Filomena Cautela, a apresentadora do '5 Para a Meia-Noite', da RTP, e repórter especial do Festival da Canção, deu os parabéns a Salvador, ainda antes de saber que era o favorito dos portugueses, por ser dele a atuação com mais visualizações no YouTube, ao que o cantor, em tom de brincadeira, respondeu: "Viral ando eu!". A reação de Salvador deve-se à recente cirurgia a que foi submetido a uma hérnia no umbigo, captou a atenção dos famosos que não pouparam elogios ao cantor, de 27 anos de idade, nas redes sociais. José Carlos Malato, um dos rostos emblemáticos da RTP, que esteve presente na comemoração dos 60 anos da estação pública, sempre elogiou Salvador e até apelou ao voto no seu Instagram. Mensagens como "a melhor (sem dúvida)" em relação à canção e "notável" em relação ao cantor encheram as redes sociais do apresentador durante todo o Festival. Mas não foi o único!
Pedro Granger, ator e apresentador, também apelou ao voto pelo Salvador no Instagram: "Tudo a votar no Salvador. Das músicas e letras mais bonitas que ouvi na minha vida. Eu já votei (10 vezes confesso)". Também Patrícia Vasconcelos, apresentadora do programa 'Sabem Quem Ele É', da RTP, celebrou a vitória do seu preferido e escreveu: "ÉS O MAIOR!!!!!!!! SALVADOR SOBRAL!!!!".
Os comentários à vitória da canção 'Amar Pelos Dois' foram maioritariamente de apoio, no entanto, houve quem mostrasse desagrado e até indignação. "O pessoal da Eurovisão vai pensar que há algo errado com os genes lusitanos. Não houve nada melhor do que isto? Francamente!"; "Portugal é só preguiçoso no que toca a fazer alguma coisa de jeito para a Eurovisão" ou mesmo "não há uma que se aproveite. Assim nunca lá vão. Vão é só gastar o dinheirito!" são alguns dos comentários insultuosos que se vão espalhando pelas redes sociais, mas, mais uma vez, as caras conhecidas, para além de apoiarem Salvador, também o defendem.
Henrique Feist, cantor, apressou-se a proteger o vencedor no Facebook: "insultos, escárnio e ódio vão realmente afundando a cultura em Portugal e demonstrando a falta de respeito total por ela e pelos artistas, músicos e por aí fora e isso sim, é que é grave. Pode-se não gostar da canção e se ter preferido outra para a vitória mas, descarregarmos as frustrações de uma não vitória com insultos e má educação para com quem ganhou, demonstra realmente uma pobreza de espírito".
No final do espetáculo, durante a conferência de imprensa com Salvador e Luísa Sobral, entre os jornalistas encontravam-se José Carlos Malato e Catarina Furtado, a dupla das '7 Maravilhas de Portugal', orgulhosos, a apoiar os vencedores prediletos.