Sílvia Alberto fala abertamente da batalha da mãe (e da família) contra a doença de Alzheimer: "É muito doloroso"
Sílvia Alberto e a irmã foram obrigada a tornarem-se cuidadoras da mãe há 17 anos após lhe ter sido diagnosticado Alzheimer
Sílvia Alberto vive há quase duas décadas na função de protetora da mãe, que sofre de Alzheimer, dever que vem partilhando com a sua irmã, cinco anos mais velha. No entanto, apesar de ser uma situação duradoura, confessa que continua a ser difícil para si abordar este tema.
"Sim, agora somos nós as filhas protetoras. Somos há demasiados anos as filhas protetoras. Desde os meus 25 anos. [Ser protetora] é muito doloroso", confessou, em declarações à ‘Nova Gente’.
"É muito difícil e há momentos em que estamos mais sensíveis. (…) Todas as pessoas que vivem em casa com um familiar que lhe deu a vida e que tinha a possibilidade de envelhecer de outra maneira, com uma doença que afeta totalmente a sua existência, passam por um processo muito exigente. Obviamente todos os cuidadores têm vidas que merecem muito respeito", acrescentou a apresentadora do ‘Got Talent Portugal’, da RTP, de 42 anos.
"Está assim há 17 anos. (…) O tempo apazigua porque te habituas a ter uma pessoa diferente na tua vida que já não identifica o seu mundo, fazes um luto prematuro, habituas-te à ideia que essa pessoa já não é exatamente a pessoa que tu conheceste, mas é avassalador e traumático", rematou Sílvia Alberto.