Vem aí revolução: José Eduardo Moniz é o novo diretor-geral da TVI e de Cristina Ferreira
Como a FLASH! avisou em outubro, Moniz regressa ao cargo que já tinha ocupado na estação de Queluz de Baixo, 12 anos depois.
José Eduardo Moniz vai mesmo ser o novo diretor-geral da TVI, deixando assim o cargo de consultor de ficção da estação de Queluz de Baixo, tal como a FLASH! já tinha anunciado em outubro e desmentido pela estação de Queluz de Baixo na altura.
Esta função foi desempenhada até aqui por Hugo Andrade, que substituiu de forma interina Nuno Santos, após este se tornar diretor do canal informativo da TVI, a CNN Portugal.
12 anos depois, José Eduardo Moniz volta a casa para ocupar de novo o cargo de diretor-geral. Tal como no passado, a entrada de José Eduardo Moniz na TVI tem com o objetivo melhorar as audiências do canal e recuperar a liderança, com as principais decisões a passarem por ele. O cargo de diretor-geral está acima do da diretora de Entretenimento e Ficção, ocupado por Cristina Ferreira.
Este acaba por ser um reencontro dos dois. Foi Moniz quem apostou em Cristina Ferreira, sem, no entanto lhe facilitar a vida. A diretora e apresentadora da TVI já recordou publicamente esse momento de alguma tensão: "Lembro-me de ele ter sido muito duro para mim." "É um projeto ['Você na TV!'] para ganhar! E quem não ganha, salta fora", terá avisado Moniz a Cristina Ferreira, na altura.
José Eduardo Moniz, 69 anos de idade, é um nome histórico em Queluz de Baixo. Entre 1999 e 2009, comandou os destinos da TVI e foi responsável pela grande revolução que aconteceu no meio audiovisual português. Foi da sua responsabilidade a chegada do 'Big Brother' a Portugal, foi ele quem impulsionou as novelas do canal e foi igualmente Moniz quem juntou Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha nas manhãs da estação de Queluz de Baixo. Em 2009 deixou o cargo de diretor-geral.
Antes da atual passagem, o natural de Ponta Delgada, já tinha cumprido dois períodos na TVI, primeiramente entre 1998 e 2009, no qual chegou a ser também diretor-geral, e, posteriormente, entre 2015 e 2019. Recentemente ocupou ainda o cargo vice-presidente do Benfica.
Mas esta é apenas um das muitas mudanças que se esperam na TVI e que serão conhecidas nas próximas semanas.