'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Surpresa

Paraíso na cozinha: Ljubomir Stanisic afasta a imagem de 'bad boy' em nova aventura longe da SIC

Com o fim do contrato com a estação de Balsemão, o tempo do chef bósnio é agora para usufruir das coisas simples da vida... à mesa, claro.
Por FLASH! | 25 de setembro de 2025 às 16:13
Paraíso na cozinha: Ljubomir Stanisic afasta a imagem de 'bad boy' em nova aventura longe da SIC
Chef Ljubomir Stanisic enfrenta desafios após perda da Estrela Michelin em Lisboa
Ljubomir Stanisic admite impacto da perda da Estrela Michelin nos negócios
Ljubomir Stanisic
pub
Chef Ljubomir Stanisic enfrenta desafios após perda da Estrela Michelin em Lisboa
Ljubomir Stanisic admite impacto da perda da Estrela Michelin nos negócios
Ljubomir Stanisic

Depois de ter servido várias edições de 'Pesadelo na Cozinha' na SIC, o chef bósnio Ljubomir Stanisic revela uma outra faceta naquilo que poderia ser chamado de 'Paraíso na Cozinha'. Isto numa altura em que terminou o contrato milionário com a estação de Balsemão.

Longe dos ecrãs de televisão, Ljubo visita restaurantes e tascas do País onde se sente verdadeiramente feliz à mesa. "Sem me****", como ele diria. Distante da imagem de 'Bad Boy' que construiu para os diferentes programas de televisão – 'Pesadelo na Cozinha', na TVI, ou 'Hell's Ktchen', na SIC – e que o tornaram conhecido e famoso entre os portugueses, Ljubomir concentra-se agora nos prazeres das boas cozinhas, enraizadas na gastronomia tradicional portuguesa, de simplicidade e sabores únicos, tão diferentes dos restaurantes da moda e dos estrelados Michelin – galardão que perdeu no início do ano, mas já lá vamos.

Através das redes sociais, o chef, que já adotou Portugal como seu, faz a ode às tascas e tasquinhas do País. "Há tascas e tascas em Portugal. Há muitas tascas, mas há tascas filhas da mãe como esta", introduz Ljubomir para apresentar a Casa Ideal, na Trafaria, na Margem Sul do rio Tejo.

E continua: "É só pasar a ponte, comer um 'ganda' arroz de tomate, filetes, o melhor choco frito que já comi, ameijoas filhas da mãe. É um cheirinho isto... está-me a matar esta porra." O vernáculo – sua imagem de marca – não desaparece mas aqui é usado para enaltecer e não para criticar como habituou os espectadores ao longo dos diferentes formatos televisivos. Ljubomir Stanisic faz um périplo pelo que melhor se faz e serve pelas mesas de Portugal, em roteiros que, na maioria das vezes, fogem aos 'obrigatórios' para turista.

Esta é uma imagem mais descontraída do chef nascido na antiga Jugoslávia. “Não foi uma decisão de ninguém. Simplesmente o meu contrato tinha um início e um fim e também decidi estar um bocadinho relaxado, parar e não estar à procura de rigorosamente nada”, justificou a propósito do fim da ligação à SIC. E talvez seja esse o segredo: usufruir apenas das coisas simples, sem a pressão constante da superação.

Quando perdeu a estrela Michelin no 100 Maneiras, Ljubomir acabou por desvalorizar a importância do galardão, ressalvando outros fatores. "O nosso objetivo não são os prémios, sendo somente um reconhecimento do trabalho feito diariamente. E este ano, como nos outros anos, foi feito muito trabalho e muito investimento de todos os que integram o projeto 100 Maneiras. Foi – e está a ser – um ano particularmente difícil para a restauração em Portugal. Por isso, foi uma surpresa e uma notícia menos boa no meio de outras bem piores, como o fecho de muitos restaurantes", disse, depois de receber a notícia.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável