
Há cerca de três anos, Rui Oliveira deixou a TVI com estrondo. O atual apresentador das manhãs da CMTV, preenchia o espaço de culinária no programa do marido, Manuel Luís Goucha, nas manhãs de sexta-feira do canal de Queluz de Baixo. Na altura, Cristina Ferreira chegou a ser apontada como a responsável pela saída extemporânea do comunicador.
"A minha participação no programa era a extensão da cozinha da nossa casa. Mas isso também já faço nas redes sociais com o Manuel Luís. Fiz um balanço e pensei: ‘O que é que pretendo com isto?’ Não sou um deslumbrado para aparecer na TV, mas onde é que chego só com culinária? E não se vislumbrava nada de novo", justificava então Rui Oliveira, em declarações à comunicação social, ao mesmo tempo que deixava algumas alfinetadas à TVI.
"A TVI nunca me convidou a sair, nem nunca me motivou, dizendo-me se gostava ou não do que fazia. Há uma falta de consideração. Isso é notório, e não posso escamotear. A estação, sempre que precisou de mim, contou comigo, até noutros programas. Vesti a camisola e ajudei. Merecia um mínimo de consideração. Ignoraram-me e por isso achei melhor sair", disse ainda, numa clara referência à falta de convite para a gala anual da estação.
Três anos depois, o assunto volta a ser tema. O momento aconteceu em direto no 'Manhã CM', da CMTV, quando Rui Oliveira leu uma mensagem enviada para a produção: "Adoro a Helena, a TVI não sabe o que perdeu em descartar a Helena e o Rui", afirmou uma telespectadora.
"Não, a TVI não me descartou. Quem se descartou da TVI foi o Rui. Quanto à Helena não sei", atirou prontamente Rui Oliveira, salvaguardando que a decisão de não regressar ao canal onde o marido continua a ser um dos principais rostos foi exclusivamente sua.