
"A primeira vez que me convidaram para apresentar foram umas pequenas intervenções numa gala da TVI ao lado do Pedro Granger. Eu estava nervosíssima, era a primeira vez que ía estar em cima de um palco sem máscaras, confiando apenas na minha presença e carisma pessoal, no qual eu não acreditava minimamente", começou por recordar Vera Kolozig, num longo texto partilhado na sua conta de Instagram.
E continua a atriz que ahora brilha como apresentadora na RTP1 ao lado de João Paulo Rodrigues: "Fui ao ensaio no dia anterior para ensaiar cada passinho (ainda por cima ía estar de saltos e com um vestido chique, nos quais eu também não me sentia muito confortável) e para perceber como se lia um teleponto. O Pedro Granger não apareceu no ensaio e no dia do directo improvisou um pouco porque já tinha bastante à vontade com a situação", continua a lembrar.
Vera Kolodzig não esquece: "Fiquei furiosa. Ele obviamente não fez por mal, apenas deu o seu melhor em algo que já fazia tão bem, mas eu, do fundo da minha insegurança, queria responsabilizar alguém pela minha falta de competência. Entretanto já assumi a minha responsabilidade e perdoei o meu "eterno namorado da ficção", assume.
"Foram precisos muitos anos (e muita terapia) para eu aprender a estar à vontade a apresentar. Bendita a hora em que o Hélder Dias Marques se lembrou que a atriz Vera Kolodzig podia dar uma boa apresentadora. A verdade é que aprendi a ouvir melhor, a estar presente, a demonstrar curiosidade e a rir de mim própria. Aprendi a dizer o que penso sem complexos e a arriscar nas piadas secas. Fui ganhando cada vez mais prazer em brincar com a câmara sem medos", escreve ainda Vera, feliz por lhe ter sido dada a oportunidade de co-apresentar 'Missão Português' na estação pública.