Swatch e Guggenheim unem-se numa nova coleção de relógios inspirados na arte
COLEÇÃO SWATCH × GUGGENHEIM: UNIR OBRAS-PRIMAS INTEMPORAIS COM CRIATIVIDADE QUE PODE SER VESTIDA
A SWATCH ART JOURNEY CONTINUA COM UMA CELEBRAÇÃO TRANSATLÂNTICA DA ARTE DO SÉCULO XX
Temos o orgulho de apresentar o próximo capítulo da Swatch Art Journey: a Coleção Swatch × Guggenheim – quatro relógios deslumbrantes, inspirados nas obras dos lendários artistas Edgar Degas, Paul Klee, Claude Monet e Jackson Pollock. Criada em colaboração com o Guggenheim Nova Iorque e a Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, esta coleção apresenta desenhos inspirados em artistas de renome, apresentados pela primeira vez na Swatch Art Journey.
Enraizada na nossa paixão pela arte e no compromisso de tornar a arte acessível a todos, esta colaboração é o capítulo mais recente de uma relação de longa data que remonta ao início dos anos 1990. Desde o apoio à Coleção Peggy Guggenheim até à realização de um evento no Guggenheim Nova Iorque, onde foi apresentado o único Swatch IRONY Special criado por Arnaldo Pomodoro, a nossa relação com os museus Guggenheim continua a florescer.
A Coleção Swatch × Guggenheim inspira-se em quatro obras-primas, três do museu em Nova Iorque e uma da célebre Coleção Peggy Guggenheim de Veneza.
DEGAS’S DANCERS
O DEGAS’S DANCERS apresenta a obra de arte intitulada Dancers in Green and Yellow (1903) (Bailarinas em verde e amarelo) de Edgar Degas, atualmente em exposição no Guggenheim Nova Iorque. Ecoando a devoção do artista a captar a graça e a resiliência das bailarinas, mas também a utilização do corte dramático de figuras no seu trabalho, este relógio apresenta um mostrador com uma visão focada nos pés de uma bailarina. As braceletes do relógio retratam as formas lisas das bailarinas e dos seus tutus ondulantes de tule, evocando o domínio do movimento de Degas. Os verdes cintilantes e os amarelos banhados pelo sol infundem ainda mais o relógio com uma sensação de movimento fluído de ballet.
“A Coleção Peggy Guggenheim tem a honra de se juntar à Swatch nesta celebração da arte, do tempo e da imaginação. Graças à iniciativa Art Journey, obras-primas dos Museus Guggenheim em Nova Iorque e em Veneza ganham vida de uma forma nova e inesperada. Esta colaboração reflete o nosso compromisso partilhado em tornar a arte acessível a um público amplo e diversificado. O compromisso duradouro da Swatch com as artes e com o legado da Coleção Peggy Guggenheim permite-nos continuar a partilhar a nossa coleção com um público global, de formas cada vez mais criativas.”
Karole P. B. Vail, Diretora, Coleção Peggy Guggenheim
MONET’S PALAZZO DUCALE
O Monet’s Palazzo Ducale destaca a obra-prima de Claude Monet The Palazzo Ducale, Seen from San Giorgio Maggiore (1908) (O Palácio Ducal, visto de San Giorgio Maggiore). Atualmente em exibição no Guggenheim Nova Iorque, esta obra de arte retrata o majestoso e histórico Palácio Ducal em Veneza, ligando subtilmente os locais das duas instituições Guggenheim. O icónico marco veneziano capturado nas pinceladas cheias de luz do mestre impressionista encontra-se no mostrador do relógio. Os reflexos em constante mudança da lagoa veneziana são representados nas braceletes, ecoando a capacidade inigualável de Monet de representar a luz. Com um toque lúdico, o mostrador deste relógio único brilha com um laranja vibrante depois de exposto à luz UV, revelando a beleza radiante de Veneza, que é muitas vezes imortalizada na arte como uma mulher da realeza. O MONET’S PALAZZO DUCALE também está disponível com o SwatchPAY!*, a solução de pagamento segura e discreta.
“O Guggenheim está entusiasmado por colaborar com a Swatch para celebrar as coleções visionárias do Guggenheim Nova Iorque e da Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, através da iniciativa Art Journey. Estamos gratos pelo apoio da Swatch à conservação da coleção permanente da Fundação Guggenheim. A Swatch compreende o tempo como poucos outros, e a sua generosidade assegurará que estas inestimáveis obras de arte possam ser apreciadas pelo público durante décadas e séculos.”
Dr.ª Mariët Westermann, Diretora e CEO do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim
* A funcionalidade SwatchPAY! só pode ser ativada em países selecionados.
KLEE’S BAVARIAN DON GIOVANNI
O Klee’s Bavarian Don Giovanni, apresenta a geometria lúdica e as formas simbólicas de Paul Klee da obra de arte The Bavarian Don Giovanni (1919) (O Bávaro Don Giovanni). Pensada como um autorretrato velado do artista, a pintura retrata uma figura a subir uma escada rodeada pelos nomes de cinco mulheres.
Inspirado nas linhas caprichosas da pintura e na paleta de cores vivas, este relógio coloca a personagem de Klee no mostrador, enquadrada pelos nomes das mulheres nas pulseiras do relógio, transformando-a numa expressão usável de criatividade, drama e liberdade artística. No seu mostrador, este relógio apresenta uma roda-calendário especial que muda diariamente a cor da janela, talvez uma alusão à confissão de Klee de que as suas “paixões mudavam com cada soubrette da ópera”.
“Não podíamos estar mais orgulhosos da colaboração com o Guggenheim: é um verdadeiro ponto alto da Swatch Art Journey. Com a Coleção Swatch × Guggenheim, celebramos não só o amor da Swatch pelas artes, mas também a nossa relação de longa data com o Guggenheim em Nova Iorque e com a Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza. Anos de eventos e colaborações inesquecíveis da Swatch com estas duas instituições artísticas excecionais levaram a um momento de glória: quatro obras-primas, escolhidas a dedo pelas equipas curadoras e reinventadas pela Swatch como “arte para os pulsos”. Juntos, a Guggenheim e a Swatch dão um passo significativo para aproximar a arte das pessoas, em todo o mundo”.
Carlo Giordanetti, membro da equipa de gestão da Swatch AG e CEO do Swatch Art Peace Hotel
POLLOCK’S ALCHEMY
POLLOCK’S ALCHEMY canaliza a energia bruta e a liberdade expressiva retratada em Alchemy (1947) (Alquimia), uma obra de arte criada pelo pai do expressionismo abstrato americano, Jackson Pollock. Uma das obras icónicas da Coleção Peggy Guggenheim em Veneza, fundada por uma das mulheres mais visionárias da história da arte moderna, esta obra-prima é celebrada pela sua técnica revolucionária de verter e espalhar tinta sobre uma tela não esticada.
Esta forma dinâmica de pintura é captada no mostrador e na bracelete do relógio, que transmitem o espírito arrojado e vanguardista do artista.
Desde as nossas primeiras colaborações até este último tributo, estabelecemos com a Guggenheim a ponte entre a arte e a vida quotidiana. A Coleção Swatch × Guggenheim dá continuidade a esse legado, não só ao tornar a grande arte acessível, mas também ao apoiar iniciativas nos Museus Guggenheim destinadas a salvaguardar tesouros artísticos para as gerações vindouras.
Celebrando a nossa história artística comum, os quatro relógios da Coleção Swatch × Guggenheim combinam o design suíço com pormenores dignos de museu de quatro obras-primas, que podem ser vistas em duas instituições icónicas: o Guggenheim Nova Iorque e a Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza. Num aceno lúdico a esta ligação transatlântica, todos os relógios da coleção apresentam um elemento de design comum: um ponteiro de segundos de comprimento duplo.
Para garantir que cada minuto se torna num momento de inspiração, a Coleção Swatch × Guggenheim estará disponível online e nas lojas Swatch em todo o mundo a partir de 15 de janeiro de 2026.
SOBRE O GUGGENHEIM NOVA IORQUE
A Fundação Solomon R. Guggenheim foi fundada em 1937 e dedica-se a promover a compreensão e a valorização da arte moderna e contemporânea através de exposições, programas educacionais, iniciativas de pesquisa e publicações. A constelação internacional de museus inclui o Guggenheim Nova Iorque; a Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza; o Guggenheim Bilbao; e o futuro Guggenheim Abu Dhabi. Um ícone arquitetónico e um “templo do espírito” onde a arte radical e a arquitetura se encontram, o Guggenheim Nova Iorque pertence agora a um grupo de oito estruturas de Frank Lloyd Wright nos Estados Unidos recentemente designadas como Património Mundial da UNESCO. Para saberes mais sobre o museu e as atividades do Guggenheim em todo o mundo, visita guggenheim.org.
SOBRE A COLEÇÃO PEGGY GUGGENHEIM
A Coleção Peggy Guggenheim é um dos mais importantes museus de arte europeia e americana do século XX em Itália. É a coleção pessoal da lendária patrona das artes Peggy Guggenheim (1898–1979), sobrinha de Solomon R. Guggenheim. A coleção inclui importantes obras de cubismo, abstração, surrealismo, expressionismo abstrato americano e pintura e escultura europeia e americana do pós-guerra. Os artistas representados incluem Jean Arp, Umberto Boccioni, Alexander Calder, Marcel Duchamp, Max Ernst, Leonor Fini, Grace Hartigan, René Magritte, Joan Miró, Pablo Picasso, Jackson Pollock, Germaine Richier, Gino Severini, Clyfford Still, Emilio Vedova, entre outros. Instalada no Palazzo Venier dei Leoni, no Grande Canal de Veneza, onde Guggenheim passou os últimos trinta anos da sua vida, a coleção serve como filial italiana da Fundação Solomon R. Guggenheim.
SWATCH E ARTE
Provocação positiva e alegria de viver fabricada na Suíça: desde a sua fundação, em 1983, a Swatch tem vindo a revolucionar a indústria relojoeira. Graças aos seus designs marcantes que refletem sempre o espírito da época, a Swatch é um dos principais fabricantes de relógios e uma das marcas mais procuradas do mundo, tendo-se mantido sempre fiel a si própria.
A relojoeira continua a surpreender, seja com novos modelos lançados regularmente ou com coleções especiais. A Swatch pensa e age de uma forma revolucionária, evidente desde o seu envolvimento inicial em desportos de ação, arte e música.
A arte tem sido uma parte integrante da identidade da Swatch desde o início. Ao longo dos anos, a Swatch tem colaborado com inúmeros artistas de várias disciplinas e géneros. Desde 2018, graças à generosidade de alguns dos museus e instituições de arte mais prestigiados do mundo, a Swatch reinterpretou obras-primas icónicas, levando-as para os pulsos em todo o mundo. O Swatch Art Peace Hotel em Xangai, fundado em 2011, funciona como um centro artístico vibrante que promove a colaboração entre artistas de todo o mundo.