'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Exclusivo RTP

Na próxima época vai haver uma alteração estrutural nos hábitos de consumo dos espectadores portugueses. Fruto da forma como foram vendidos os direitos das competições europeias de futebol, deixaremos de ter jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa em sinal aberto.
12 de abril de 2024 às 10:47
Nininho Vaz Maia
Nininho Vaz Maia

Na próxima época vai haver uma alteração estrutural nos hábitos de consumo dos espectadores portugueses. Fruto da forma como foram vendidos os direitos das competições europeias de futebol, deixaremos de ter jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa em sinal aberto. Quem quiser ver jogos dos clubes portugueses nas competições internacionais terá obrigatoriamente de pagar a assinatura de um canal de desporto.

Como as transmissões de futebol são, todos os anos, os programas mais vistos da televisão portuguesa, porque agregam enormes multidões nos canais generalistas, é fácil entender que esta alteração terá um impacto estrutural, cavando novo fosso no relacionamento dos portugueses com os canais tradicionais. Os efeitos práticos deste movimento são simples: maior consumo de cabo, crescimento dos canais premium (a pagar) e continuação da queda dos generalistas.

Curiosamente, outro efeito de choque pode ser o benefício da RTP. A televisão do Estado garantiu a seleção nacional e a Taça de Portugal. Para todos os que, por falta de condições financeiras para acederem a este produto, estarão ávidos de transmissões, a RTP será a única alternativa que terão. E isso não é pouco: esta semana, o Sporting-Benfica teve mais de 2,2 milhões de espectadores. Futebol em sinal aberto? Um exclusivo da RTP.

A Subir - Nininho Vaz Maia

O novo rosto do ‘Voice Kids’ é um fenómeno e vai transformar o formato da RTP1 em algo muito diferente de tudo o resto. A acompanhar com atenção.

A Subir - Pedro Passos Coelho

A raridade das aparições começa a ser um valor extremo na política. O atual PM está a ganhar poder gerindo o silêncio. O antigo PM apareceu esta semana, e, pela escassez das suas intervenções, ganha logo uma dimensão extra.

Neutro - Diana Chaves

Com o regresso de ‘Casados à Primeira Vista’, está nos seus ombros a responsabilidade de reerguer a SIC. A aposta justifica-se pelo passado da atriz na empresa. 

Se ganhar, será a sua consagração.

Informação - Cabo ao rubro 

Numa prova de que a reformulação da SIC Notícias foi mais bem conseguida do que parecia à primeira vista, a semana passada o canal de informação da SIC ficou à frente da CNN, e o mês de abril parece poder inverter o ranking entre as duas estações. A equipa de informação da SIC está de parabéns, seja qual for o desfecho do mês: a perseverança deu resultado.

Programação - A Sentença 

Para todos os que acompanharam a televisão nos anos 90 do século passado, a referência de ‘O Juiz Decide’ ainda é válida. Pois bem. No mesmo horário, início da tarde, para prolongar o efeito do programa de crimes de Conceição Queiroz, a TVI terá agora ‘A Sentença’. Muita expectativa para ver se será desta que José Eduardo Moniz consegue dominar as tardes, e assim sacudir a pressão da SIC na luta pela liderança. 

      

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável