
A meio de abril já se sabe que a TVI vai ganhar mais um mês. Será a terceira vitória consecutiva do canal dirigido por José Eduardo Moniz. Depois de conquistar a liderança, em fevereiro, a estação de Queluz de Baixo inicia um reinado que será, seguramente, duradouro. A TVI domina as manhãs, as tardes e o horário nobre, lidera aos domingos à noite com o ‘Big Brother’. Apenas os horários dos jornais e o início da tarde se mantêm em aberto.
Aqui, depois da aposta no formato de crimes com Conceição Queiroz, o reforço de João Patrício, com ‘A Sentença’, mostra uma atenção desmesurada aos detalhes. A estação tenta tapar todos os buracos onde a SIC ainda tem hipótese. Esta estratégia de Moniz faz parte do seu ADN como programador: quando verifica a fraqueza do adversário, acelera de forma a neutralizar qualquer reação. A vida da SIC está complicada.
Informação - Nova guerra
O ataque iraniano a Israel com centenas de drones foi uma espécie de guerra do Solnado: os americanos avisaram que Teerão ia atacar, a partida dos drones foi devidamente noticiada no horário nobre dos Estados Unidos, com a advertência de que iriam demorar duas horas a chegar. Pelo caminho, as defesas dos países ocidentais e dos israelitas tiveram tempo suficiente para derrubar praticamente 100% dos engenhos ofensivos. Quando ainda a viagem dos drones ia a meio, o regime iraniano anunciava na ONU que a ação de retaliação estava concluída. O mundo sobreviveu, mais uma vez.
Programação - A Sentença
A justiça tem enormes potencialidades como espetáculo televisivo. Já no tempo de Rangel, na SIC, com ‘O Juiz Decide’, essa dimensão dramática foi explorada por um canal generalista. Agora, com apresentação de João Patrício, o formato, mais ou menos semelhante, vai apostar nesse voyeurismo. Uma produção muito profissional que visa combater o formato de Hernâni Carvalho, na SIC.
Audiências
A Subir - Mário Ferreira
Manteve firme a aposta em Moniz e acabou por colher tudo o que tinha semeado. Chegou finalmente à liderança que ambicionava há anos.
A Subir - Marques Mendes
No meio do deserto que afeta a SIC, ao domingo, onde nem Araújo Pereira resiste, só o seu comentário resistiu à avalancha da concorrência.
A Descer - Daniel Oliveira
Vai ser muito difícil recuperar uma estação afetada pelo desânimo da derrota. Travar a queda e não vender ilusões será o discurso interno certo para recuperar a capacidade de influência, e resistir.