'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

TVI: 250 mil em fuga

Agosto também será, tudo o indica, o pior mês do ano para a estação de Queluz de Baixo, isto apesar de faltarem dois jogos do Benfica para a Champions, ambos no canal 4, o que deixa sempre uma margem para surpresas.
18 de agosto de 2022 às 14:18
José Eduardo Moniz, TVI, plural, açores
José Eduardo Moniz, TVI, plural, açores Foto: D.R.

Além da quebra geral de audiências das generalistas, agosto prepara-se também para registar os piores resultados do ano, tanto para a SIC como para a TVI.

Com efeito, a caminho do último terço do mês, a SIC regista apenas 15,1% de share, muito abaixo da outra pior marca do ano, precisamente no mês passado, 15,9%. Já a TVI cai para 13,4%.

Agosto também será, tudo o indica, o pior mês do ano para a estação de Queluz de Baixo, isto apesar de faltarem dois jogos do Benfica para a Champions, ambos no canal 4, o que deixa sempre uma margem para surpresas. Seja como for, ficará abaixo do anterior recorde negativo, também registado em julho, com 14,2% de share médio mensal. Se o mês terminasse no momento em que escrevo, a distância da SIC para a TVI manter-se-ia em 1,7 pontos percentuais, o que significa que os dois canais generalistas perdem a mesma quantidade de espectadores.

De janeiro a agosto, a SIC desce de 413 mil para 306 mil espectadores em média, por dia. Menos 107 mil pessoas. Já a TVI desce de 387 mil, em janeiro, para 271 mil em agosto, ou seja, uma quebra de 116 mil espectadores. É quem mais perde entre as 4 estações de sinal aberto. Se acrescentarmos os cerca de 20 mil espectadores que, em média, fugiram da RTP1, e os 5 mil que abandonaram a RTP2, entre janeiro e agosto, dá um total de 248 mil em fuga, praticamente um quarto de milhão de espectadores a menos para os generalistas, todos os dias.

TELEJORNAL

O invariável líder da RTP1 é 'O Preço Certo'. Sem ele, o canal teria um desempenho ainda pior. Mas é justa uma palavra, também, para o 'Telejornal', que aguenta o melhor que pode o público que herda de Fernando Mendes. Baseado num sistema clássico de pivô-peça, e com ampla cobertura da atividade do Governo, muito acima da concorrência privada, mantém o serviço público à tona da água. Com José Rodrigues dos Santos, tem ainda o acréscimo de raramente perder para a TVI, mantendo o segundo lugar entre os noticiários mais vistos.

PUBLICIDADE MOVE-SE

Como se pode avaliar no texto principal, este verão ficará na história da televisão pelo gigantesco êxodo de espectadores das generalistas: a descida avassaladora da RTP1, SIC e TVI têm surpreendido o mercado. A publicidade é mais conservadora que os espectadores, mas terá necessariamente de ir atrás deles. Mais tarde ou mais cedo, acabará, também ela, por se deslocar, reequilibrando o mercado entre generalistas e cabo, cabo esse que atinge níveis históricos. Quando a SIC lidera, sábado passado, com meros 13,7% de share, isso é prova de que nada será como dantes.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável