'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

"Go f…, Putin!"

O que se passou com Pedro Abrunhosa não é um 'fait-divers'. Trata-se de um ataque fortíssimo à liberdade, perpetrado por uma embaixada estrangeira. Não pode, por essa razão, ser ignorado.
28 de julho de 2022 às 12:58
Pedro Abrunhosa
Pedro Abrunhosa Foto: Instagram

que se passou com Pedro Abrunhosa não é um 'fait-divers'. Trata-se de um ataque fortíssimo à liberdade, perpetrado por uma embaixada estrangeira. Não pode, por essa razão, ser ignorado. A história conta-se em poucas palavras: Abrunhosa entusiasmou-se num concerto em Águeda e deixou vir ao de cima a sua veia de músico de intervenção. Colocou toda a plateia a cantar "Go f…, Putin!", numa alusão ao episódio em que um navio de guerra russo foi repelido de uma ilha ucraniana com a mesma palavra de ordem. "Navio russo, vai-te f…!" 

A embaixada russa viu as imagens e emitiu um comunicado de uma agressividade gigantesca, começando desde logo por referir alegados "espectadores russos que tinham pago o bilhete e se tinham declarado ofendidos". Problema: segundo Abrunhosa explicou, depois, na TVI, o concerto tinha entrada gratuita. Mas o pior foi o tom sobranceiro com que a representação diplomática russa intimidou um artista ocidental, quase num tom de ameaça, tom esse que, como nós sabemos, quando se está a falar do regime russo não deve ser levado apenas à conta de brincadeira.

As palavras de Abrunhosa, referiu a embaixada, "foram ouvidas e as respetivas conclusões serão tiradas". Na citada entrevista à TVI, Abrunhosa deixou bem claro que quis apenas criticar o regime que governa Moscovo e que mantém a Ucrânia sujeita a uma guerra abjeta. Pedro Abrunhosa jamais quis visar o povo russo, diz ele. A destrinça é relevante e fez bem Abrunhosa em fazê-la. Porque na verdade o verdadeiro perigo para o mundo vem de Putin e dos seus sequazes. Alguns deles, pelos vistos, estão na embaixada em Lisboa.       

 

INFORMAÇÃO - CAMPEÃO DO MUNDO

Pedro Pablo Pichardo
Pedro Pablo Pichardo Foto: Getty Images

Domingo, o português Pedro Pichardo, nascido em Santiago de Cuba mas lusitano de coração, tornou-se campeão mundial, e fez soar o hino português nos Estados Unidos da América. O destaque dado pela generalidade dos telejornais ao super-campeão foi inferior ao que o feito justificava. Só o Telejornal da RTP1 abriu com as imagens de Pichardo, que, logo a seguir ao triunfo, dedicou a medalha de ouro a Portugal. Estranho esta subalternização do maior desportista português em atividade.

 

PROGRAMAÇÃO - CRISE NA FICÇÃO

Lua de Mel, SIC, José Mata, Carolina Loureiro
Lua de Mel, SIC, José Mata, Carolina Loureiro Foto: SIC

As novelas da SIC constituem um enorme problema para o canal. Na semana passada, chegaram a obter médias de 13 e 14% de share. Isso só não tem efeitos mais gravosos porque o canal consegue liderar na informação e no entretenimento ligeiro, e porque a ficção da Globo consegue segurar alguns horários. Porém, quando algum destes fatores em que a SIC é mais forte fraqueja, o horário nobre não chega para compensar. 'Lua de Mel' (na foto) e 'Por Ti' são duas experiências fracassadas, e isso aumenta a exigência para as próximas novelas da SIC.

 

SOBE - JOSÉ EDUARDO MONIZ

José Eduardo Moniz, TVI, plural, açores
José Eduardo Moniz, TVI, plural, açores Foto: D.R.

Apostou em João Kléber, estrela brasileira da televisão popular, para sexta feira à noite na TVI, e obteve bons resultados. Por vezes as medidas de emergência resultam.

 

SOBE - FERNANDO ROCHA

fernando rocha
fernando rocha

Regressou à SIC com nova série de apanhados do 'Não Há Crise', e vive um enorme sucesso no cinema com o seu filme '2 Duros de Roer'. Um humorista global em grande forma, que a SIC deveria aproveitar melhor.

 

DESCE - DANIEL OLIVEIRA

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira

O controlo que a SIC exerce no mercado é tão avassalador que meras derrotas pontuais são notícia. Na semana passada, a TVI ganhou 3 dias seguidos. Veremos o que isso significa.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável