
No fecho de junho, há um grande vencedor, a RTP1, um grande derrotado, a TVI, e um canal que, descendo, fica certamente satisfeito. Falo da SIC, porque desce mas alarga a vantagem sobre a concorrência. A TVI resiste no horário nobre depois do noticiário das 20 horas – as principais novelas continuam a dominar os respetivos horários. É assim tanto com o 'Festa é Festa' como com 'Quero é Viver', e também com o 'Para Sempre.' O mesmo é dizer que o problema da TVI não é a ficção – mas só a de horário nobre, porque às 19 horas o falhanço é total, como vemos num dos textos ao lado. É interessante analisar este movimento, porque a SIC domina completamente o panorama televisivo, até ao fim do 'Jornal da Noite', apenas com ligeiras oscilações ao longo da tarde, mas chega ao horário nobre e fraqueja, até recuperar, mais tarde, beneficiando dos erros de grelha da TVI, que emite uma novela em repetição à meia-noite, 'Na Corda Bamba'. E assim o mês de junho será o pior do ano para a TVI, fechando nos 14,8%, mais décima menos décima. A SIC aumenta a vantagem, mas também desce, e também tem o pior mês do ano, com 16,1%, aproximadamente (faltam 4 dias de junho, no momento em que escrevo). A RTP1 é a grande vencedora do mês, com o melhor registo do ano, ficando perto dos 11,8%, fruto dos diversos jogos de futebol da Seleção Nacional, dos casamentos e dos desfiles de Santo António.
PROGRAMAÇÃO - VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
'Uma Canção para Ti', na TVI, e 'The Voice Kids', na RTP1, apesar de serem dois ótimos programas de televisão, partilham ambos o mesmo problema de base. Um concurso de talentos com crianças tem sempre participações de qualidade muito heterogénea, e os momentos de rejeição e crítica atingem por vezes picos de violência psicológica contra os menores. As televisões generalistas deviam refletir muito bem se esta opção se deve manter. São espetáculos anti-família, à hora das famílias.
INFORMAÇÃO - GUTERRES 'ON THE BEACH'
Entrevistar um secretário-geral da ONU na praia não é um feito que muitos jornalistas mundiais se possam gabar. Vítor Gonçalves logrou um momento único ao sentar Guterres no areal de Carcavelos na véspera da conferência dos oceanos, que decorre por estes dias em Lisboa e que traz atrás de si todo o folclore das estrelas globais e das causas politicamente corretas habitualmente associadas à moderna ONU.
SOBE - SIC RADICAL
Ganhou ao canal CNN e à SIC Notícias no domingo, feito raro para a estação. Transmitiu os principais concertos do Rock in Rio. Por uma questão de direitos, isso não era costume. O valor do conteúdo faz pensar se a SIC não deveria ter recorrido a um canal mais relevante do seu universo.
SOBE - HÓQUEI
Desporto com futuro incerto, por não se adaptar bem às transmissões televisivas. Porém, a final do campeonato deste ano, em 5 jogos entre Benfica e FC Porto, tem sido emocionante. Boa aposta da A Bola TV.
DESCE - 'RUA DAS FLORES'
Está nos mínimos de sempre a novela das 7 da tarde da TVI. É impossível sustentar um canal com 9% de share neste horário. O jornal da TVI até pode ter fragilidades, mas com este acesso não teria qualquer hipótese.