
Trata-se de um acontecimento histórico para a televisão portuguesa. Na semana de 13 a 19 de junho, só um programa conseguiu ter mais de um milhão de espectadores em média. Escrevo ainda sem saber os resultados de domingo, pelo que este registo vai até sábado. Só 'Uma Canção Para Ti', segunda-feira, na TVI, ultrapassou, por 80 mil pessoas, a barreira do milhão de espectadores em média. O programa mais visto da semana da SIC ficou-se pelos 935 mil, na quarta-feira. Já o 'Preço Certo' é o mais visto da RTP1, com apenas pouco mais de 790 mil pessoas, em média.
O consumo dos canais generalistas tem vindo a cair de ano para ano. Mas, pelo que fica registado acima, este verão parece que o movimento se acelerou. Em sentido contrário, raros dias os quatro canais de informação no cabo ficam abaixo dos 10% de share. Algo se está a mexer nas placas tectónicas do consumo televisivo. Veremos onde nos leva este terramoto no consumo.
Mas este mês houve quatro programas que rondaram, ou passaram mesmo os dois milhões de espectadores em média. Adivinhou! Os jogos de futebol da seleção.
Eis a chave que contraria a ideia de crise da televisão. Grandes jogos de futebol, acompanhamento em direto de notícias, espetáculos grandiosos para toda a família, e a sacrossanta ficção. São estes os quatro pontos cardeais do consumo televisivo, um universo em revolução, mas cada vez mais longe da extinção que chegou a ser anunciada.
PROGRAMAÇÃO - A SIC REINA
Independentemente de quem foi o responsável, com o conjunto de decisões recentes que aqui analisámos na semana passada, a TVI está em perda em quase todos os horários, e vai ter em junho o pior mês do ano, de longe. Corre mesmo o risco de cair para a casa dos 14%, duplicando a distância para a SIC, que vai atravessar um verão descansado. E mais: a SIC ficou subitamente com tempo e com tranquilidade para preparar bem a reentrada de setembro. Maus presságios para a concorrência.
INFORMAÇÃO - CENSURA CLUBÍSTICA
No último dérbi de hóquei, houve demasiadas paragens, durante as quais a realização da Sporting TV insistiu em intermináveis planos do recinto de jogo, onde os jogadores procuravam manter o movimento. Só depois do jogo que apurou o Benfica se ficou a saber que houve confrontos nas bancadas e um vice do Sporting foi mesmo detido. As televisões dos clubes estão a criar uma realidade alternativa baseada na censura clubística.
SOBE - 'FESTA É FESTA'
No meio do deserto que atravessa a TVI, a novela 'Festa é Festa' é o único oásis da estação. Continua a liderar o horário nobre, contra a corrente das tendências atuais de audiências.
SOBE - 'PREÇO CERTO'
Longe vão os tempos em que o concurso de Fernando Mendes baixava no verão. Agora é sucesso para todas as estações do ano, e é o mais visto da RTP1 diariamente, quase sem exceção.
DESCE - 'LUA DE MEL'
Ainda é cedo para fazer um balanço, mas a trama apresentada pela SIC como "a novela das novelas" tarda em impor-se. E se calhar já é tarde demais.