'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Falha contra falha

O grande mérito de José Eduardo Moniz este mês foi conseguir manter o jogo em aberto até ao fim. Mas, a dois dias do final de outubro, tudo indica que a SIC terá conseguido ganhar mais uma batalha, e caminha para um ano de 2023 com um pleno de vitórias em todos os meses.
02 de novembro de 2023 às 07:00
José Eduardo Moniz, Daniel Oliveira
José Eduardo Moniz, Daniel Oliveira

grande mérito de José Eduardo Moniz este mês foi conseguir manter o jogo em aberto até ao fim. Mas, a dois dias do final de outubro, tudo indica que a SIC terá conseguido ganhar mais uma batalha, e caminha para um ano de 2023 com um pleno de vitórias em todos os meses. De qualquer forma, será a mais pequena diferença já obtida pela TVI nesta fase da vida, em que tudo faz para recuperar a liderança. Isso só não é uma boa notícia porque, na verdade, a quantidade e qualidade de produto apresentado pelo canal 4 deveria ter sido suficiente para fazer a inversão histórica.

Com uma agravante: a SIC falhou redondamente na nova novela do horário nobre, 'Papel Principal'. Na sexta-feira passada, o episódio obteve uns impensáveis 10,7% de 'share', quase perdendo o horário para a RTP1. A sorte da SIC foi o fracasso da remodelação da informação da TVI, cujos resultados foram decisivos para dar a vitória a Daniel Oliveira. Eis a síntese de outubro: a TVI não resistiu ao falhanço do novo 'Jornal Nacional', mas a SIC conseguiu sobreviver à fragilidade da sua novela principal. Contas feitas, vitória da SIC, por muito pouco.                         

PROGRAMAÇÃO - SUAVES DOSES SEMANAIS

Morangos com Açúcar
Morangos com Açúcar Foto: Divulgação TVI

Depois de tanta promoção ao regresso dos 'Morangos com Açúcar', é absolutamente incompreensível a decisão de emitir um episódio por semana. A estreia atingiu uma audiência média notável, acima de um milhão de espectadores, resultado cada vez mais raro na televisão generalista. O facto de a emissão ser apenas semanal prejudica a TVI e diminui a eficácia do produto, porque quem não vê, esquece. Assim, acabará por cair.

INFORMAÇÃO - AMADORISMO TOTAL

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro Foto: SIC

Os vídeos entram trocados, Nuno Rogeiro protesta com a 'régie', pede para tirar as imagens do ar, depois rende-se e "vai comentando o que aparece, um bocadinho à sorte", pede para voltar atrás, já tem medo do que vai aparecer, finalmente declara-se pronto para todas as surpresas, e acaba a atropelar a apresentadora, que procura enquadrar o erro. Aos domingos, a rubrica 'Leste-Oeste' ocupa uma hora de antena na SIC Notícias. Custava muito planear o alinhamento com uma breve conversa com o realizador e com o coordenador? O grau extremo de amadorismoda participação de Rogeiro na SIC Notícias é confrangedor.

SOBE - RICARDO COSTA

Ricardo Costa
Ricardo Costa Foto: D.R.

Com a reformulação do canal, a SIC Notícias cresce mais de 10% em outubro. O resultado é animador para o futuro. Um pouco mais de ousadia nos critérios editoriais pode ajudar a diferenciar da CNN.

MANTÉM - JOSÉ ALBERTO CARVALHO

José Alberto Carvalho
José Alberto Carvalho

Caiu no engodo de dar uma resposta que constitui uma opinião sobre a Miss Portugal. Um deslize que lhe está a custar caro, porque o jornalista não o deve fazer. Porém, trata-se de um erro menor que não o deve impedir de seguir em frente.

DESCE - CATARINA FURTADO

Catarina Furtado
Catarina Furtado Foto: Instagram

As últimas três semanas sempre a cair marcam a fragilidade do 'The Voice', este ano, que no domingo não ultrapassou os 14% de 'share'. É preciso abanar o formato urgentemente.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável