
O grande mérito de José Eduardo Moniz este mês foi conseguir manter o jogo em aberto até ao fim. Mas, a dois dias do final de outubro, tudo indica que a SIC terá conseguido ganhar mais uma batalha, e caminha para um ano de 2023 com um pleno de vitórias em todos os meses. De qualquer forma, será a mais pequena diferença já obtida pela TVI nesta fase da vida, em que tudo faz para recuperar a liderança. Isso só não é uma boa notícia porque, na verdade, a quantidade e qualidade de produto apresentado pelo canal 4 deveria ter sido suficiente para fazer a inversão histórica. Com uma agravante: a SIC falhou redondamente na nova novela do horário nobre, '
PROGRAMAÇÃO - SUAVES DOSES SEMANAIS
Depois de tanta promoção ao regresso dos 'Morangos com Açúcar', é absolutamente incompreensível a decisão de emitir um episódio por semana. A estreia atingiu uma audiência média notável, acima de um milhão de espectadores, resultado cada vez mais raro na televisão generalista. O facto de a emissão ser apenas semanal prejudica a TVI e diminui a eficácia do produto, porque quem não vê, esquece. Assim, acabará por cair.
INFORMAÇÃO - AMADORISMO TOTAL
Os vídeos entram trocados, Nuno Rogeiro protesta com a 'régie', pede para tirar as imagens do ar, depois rende-se e "vai comentando o que aparece, um bocadinho à sorte", pede para voltar atrás, já tem medo do que vai aparecer, finalmente declara-se pronto para todas as surpresas, e acaba a atropelar a apresentadora, que procura enquadrar o erro. Aos domingos, a rubrica 'Leste-Oeste' ocupa uma hora de antena na SIC Notícias. Custava muito planear o alinhamento com uma breve conversa com o realizador e com o coordenador? O grau extremo de amadorismo da participação de Rogeiro na SIC Notícias é confrangedor.
SOBE - RICARDO COSTA
Com a reformulação do canal, a SIC Notícias cresce mais de 10% em outubro. O resultado é animador para o futuro. Um pouco mais de ousadia nos critérios editoriais pode ajudar a diferenciar da CNN.
MANTÉM - JOSÉ ALBERTO CARVALHO
Caiu no engodo de dar uma resposta que constitui uma opinião sobre a Miss Portugal. Um deslize que lhe está a custar caro, porque o jornalista não o deve fazer. Porém, trata-se de um erro menor que não o deve impedir de seguir em frente.
DESCE - CATARINA FURTADO
As últimas três semanas sempre a cair marcam a fragilidade do 'The Voice', este ano, que no domingo não ultrapassou os 14% de 'share'. É preciso abanar o formato urgentemente.