'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O ataque de Varandas

Mas, como a melhor defesa é o ataque, Varandas ataca Pinto da Costa, Vieira, os antigos regimes de Benfica e FC Porto, o ‘Apito Dourado’ e os mails.
23 de outubro de 2024 às 13:13
Frederico Varandas
Frederico Varandas

O acontecimento da semana foi a entrevista do presidente do Sporting, Frederico Varandas, à RTP3. O canal de notícias da televisão do Estado continua a ter bons programas de desporto. Provavelmente não tem coragem para valorizar esse ativo, com receio da opinião publicada se enveredasse por esse rumo.

Mas, na verdade, emissões como o ‘Trio d’Ataque’ do passado domingo valorizam enormemente a estação, pela forma e pelo conteúdo. Hugo Gilberto passeia com o líder do Sporting pelo relvado de Alvalade, até se sentar na bancada para terminar o raciocínio, entrevista-o com calma, mas sempre com perguntas certeiras, e Varandas marca a atualidade com declarações ao seu estilo: conteúdo muito agressivo, digno de um presidente-guerreiro, mas sempre com ar fleumático, próprio de um presidente-cavalheiro. A decisão de dar a entrevista terá seguramente a ver com o momento mais complexo do clube, a saída de Hugo Viana a meio da temporada, com todo o potencial desestabilizador que isso traz.

Mas, como a melhor defesa é o ataque, Varandas ataca Pinto da Costa, Vieira, os antigos regimes de Benfica e FC Porto, o ‘Apito Dourado’ e os mails. E é disso que se vai falar, e muito, durante a semana. Frederico Varandas é um presidente campeão. Agora está também transformado num excelente comunicador capaz de marcar a agenda.

Programação

SOS RAP

Nem sempre os textos podem ser geniais, e isso não mereceria sequer uma nota. Mas, a essa falta de imaginação, junta-se agora algo que ainda não se tinha notado: pouco trabalho, semana após semana, retiram a graça e baixam a qualidade do humor. Os programas de Araújo Pereira estão a precisar de ser repensados.

Audiências

A Subir

Pedro Nuno Santos

Declaração irrepreensível para viabilizar o Orçamento. A experiência começa a fazer brilhar as suas prestações televisivas.

Neutro

Luís Montenegro

Cinzento e entristecido: os dois adjetivos que se aplicam ao congresso do PSD. Os discursos do líder mostraram dificuldade em responder à iniciativa do PS.

Neutro

Nicolau Santos

Depois do apoio imediato, está a distanciar-se das decisões do Governo sobre a RTP. Esta indecisão não o beneficia.

Informação

‘Telejornal’

Teve altos e baixos nos últimos anos, mas mantém-se como o principal programa de informação da RTP. Marca a história da TV, ao ponto de ser uma marca que dá nome a todo um género: todos os canais têm um ‘telejornal’. Ficam aqui os parabéns pelos 65 anos.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável