
O acontecimento da semana foi a entrevista do presidente do Sporting, Frederico Varandas, à RTP3. O canal de notícias da televisão do Estado continua a ter bons programas de desporto. Provavelmente não tem coragem para valorizar esse ativo, com receio da opinião publicada se enveredasse por esse rumo.
Mas, na verdade, emissões como o ‘Trio d’Ataque’ do passado domingo valorizam enormemente a estação, pela forma e pelo conteúdo. Hugo Gilberto passeia com o líder do Sporting pelo relvado de Alvalade, até se sentar na bancada para terminar o raciocínio, entrevista-o com calma, mas sempre com perguntas certeiras, e Varandas marca a atualidade com declarações ao seu estilo: conteúdo muito agressivo, digno de um presidente-guerreiro, mas sempre com ar fleumático, próprio de um presidente-cavalheiro. A decisão de dar a entrevista terá seguramente a ver com o momento mais complexo do clube, a saída de Hugo Viana a meio da temporada, com todo o potencial desestabilizador que isso traz.
Mas, como a melhor defesa é o ataque, Varandas ataca Pinto da Costa, Vieira, os antigos regimes de Benfica e FC Porto, o ‘Apito Dourado’ e os mails. E é disso que se vai falar, e muito, durante a semana. Frederico Varandas é um presidente campeão. Agora está também transformado num excelente comunicador capaz de marcar a agenda.
Programação
SOS RAP
Nem sempre os textos podem ser geniais, e isso não mereceria sequer uma nota. Mas, a essa falta de imaginação, junta-se agora algo que ainda não se tinha notado: pouco trabalho, semana após semana, retiram a graça e baixam a qualidade do humor. Os programas de Araújo Pereira estão a precisar de ser repensados.
Audiências
A Subir
Pedro Nuno Santos
Declaração irrepreensível para viabilizar o Orçamento. A experiência começa a fazer brilhar as suas prestações televisivas.
Neutro
Luís Montenegro
Cinzento e entristecido: os dois adjetivos que se aplicam ao congresso do PSD. Os discursos do líder mostraram dificuldade em responder à iniciativa do PS.
Neutro
Nicolau Santos
Depois do apoio imediato, está a distanciar-se das decisões do Governo sobre a RTP. Esta indecisão não o beneficia.
Informação
‘Telejornal’
Teve altos e baixos nos últimos anos, mas mantém-se como o principal programa de informação da RTP. Marca a história da TV, ao ponto de ser uma marca que dá nome a todo um género: todos os canais têm um ‘telejornal’. Ficam aqui os parabéns pelos 65 anos.