'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O Novo FC Porto

Este clube vai continuar a ser ultra-competitivo, e com esta estratégia nova vai consolidar um posicionamento diferenciado. O posicionamento de quem sabe que a ética desportiva está acima de tudo. Palmas para o novo FC Porto.
13 de novembro de 2024 às 12:40
Futebol Clube do Porto
Futebol Clube do Porto

Não fosse o acento circunflexo na última letra e Pepê teria o mesmo nome do supercampeão Pepe. Teve um gesto que não pode passar sem elogio. Um lance como este é tão raro, que se transformou em notícia global e merece uma reflexão nesta página. Pepê corria em duelo para a baliza, no jogo contra o Estoril, quando o seu adversário é captado em sofrimento pelas câmaras de televisão. Acaba por cair.

Pepê desistiu do lance, e não se aproveitou do azar do oponente, Pedro Amaral. Em vez de marcar, o que seria mais fácil, porque tinha ficado sozinho muito perto da baliza, o jogador portista parou e obrigou o árbitro a interromper o jogo. Num só lance ficou desenhada uma metáfora perfeita do novo FC Porto que Villas Boas quer construir.

Leal e competitivo, mas digno e honesto. Todos os que possam sentir alguma nostalgia do Porto guerreiro, que vivia no limiar das regras para forçar as vitórias, devem ser racionais. Este clube vai continuar a ser ultra-competitivo, e com esta estratégia nova vai consolidar um posicionamento diferenciado. O posicionamento de quem sabe que a ética desportiva está acima de tudo. Palmas para o novo FC Porto.

Informação

Morrer sem sentido

A multiplicação de mortes que podem ser associadas aos atrasos do INEM espalhou o drama por todo o continente. A informação da RTP foi, desta vez, entre as televisões generalistas, a mais ágil, com reportagens prontas, em todo o país, sobre os vários casos que entalaram o governo. Um caso positivo de escrutínio do poder na televisão do Estado.

Programação

Secret Story

Está em alta: ocupa uma parte do horário do frágil jornal de horário nobre com um diário do reality show, e assim garante a liderança do canal. Para o programador, Moniz, é sempre a somar: reduz o tempo do ‘Jornal Nacional’, mantém Cristina Ferreira todos os dias no ar e garante um lançamento mais forte do horário nobre do que aquele que seria garantido pela informação. Foi a melhor e mais bem conseguida decisão deste ultima trimestre nas televisões generalistas portuguesas.

Audiências

A Subir

Alfredo Leite

Está no topo dos jornalistas de guerra portugueses. O pouco tempo que esteve em Moçambique, antes de ser expulso de forma ignóbil, chegou para mostrar aos portugueses a gravidade do que ali se passa atualmente.

A Subir

Ricardo Araújo Pereira

É justo destacar que volta a haver sinal de trabalho nos programas semanais, algo que vinha escasseando. E com o trabalho regressa sempre a melhor inspiração.

A Descer

Cristina Vaz Tomé

Trocou a palavra amnésia por anemia, ao referir-se a uma alegada falta de memória dos jornalistas, e dá um péssimo exemplo sobre a necessária exigência com a língua portuguesa.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável