'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

SIC volta à liderança

Pela evolução do produto na SIC, a TVI acabará por ir a Istambul comprar novelas.
01 de maio de 2025 às 07:00
Daniel Oliveira
Daniel Oliveira

O mês de abril concretizou a mudança anunciada. A SIC conseguiu dar a volta, em condições muito dramáticas para a empresa, e é, de novo, líder de audiências. Também a TVI enfrentou o desafio exatamente da forma que se previa: lançando dinheiro sobre o problema, sem o resolver, porque os orçamentos estão seguramente mais folgados em Queluz de Baixo que na concorrência.

Cinco estreias – cinco – lançadas por José Eduardo Moniz em abril mais não fizeram que perturbar ainda mais a grelha. Os passos da derrota da TVI foram todos dados de forma inexorável, e aqui caracterizados, semana após semana, cada um deles contribuindo um pouco mais para o desastre.

Primeiro, caiu a ficção: o único produto competitivo da TVI, “Festa é Festa”, foi descontinuado. Depois, os frágeis sintomas positivos da informação definharam todos – na semana passada, o noticiário das 20 horas de Queluz de Baixo ficou sempre atrás da concorrência. O reality show falhou, e isso foi um dado decisivo, a juntar à quebra do day time, em particular à tarde, que não resistiu às opções da SIC.

O erro final foi o excesso de alterações – é impossível, com o público que temos, lançar tantas estreias de uma só vez e esperar que isso funcione. Seja como for, era tarde demais. A TVI perderia, em qualquer caso. As mexidas na grelha limitaram-se unicamente a acentuar o fosso para a SIC. 

Audiências

Neutro

José Eduardo Moniz

É o rosto da derrota, mas já foi o da vitória. Perante o ritmo da concorrência, recuperar a liderança parece, novamente, tarefa impossível. Será?

Neutro

Manuel Luís Goucha

O entretenimento diário da estação foi dos primeiros a sofrer a instabilidade das decisões de grelha. Enquanto não houver um plano, a erosão da TVI vai continuar.

A Descer

José Alberto Carvalho

Na semana passada, o principal jornal da TVI perdeu todos os dias para os concorrentes das 20 horas e também para os da hora de almoço. Os resultados da informação aceleraram muito a queda da estação.

Programação

Novelas turcas

Merecia um estudo atento o sucesso das novelas turcas entre nós. A SIC fez tudo bem: experimentou-as no cabo, tomou nota dos resultados crescentes, lançou-as na antena generalista com alguma proteção, e finalmente transformou-as em arma letal contra a concorrência em horários mais relevantes. Marca o fim da hegemonia das narrativas brasileiras entre nós, ou é sol de pouca dura? Veremos, quer pela evolução do produto na SIC, quer, sobretudo, quando a TVI perceber que também tem de comprar produto em Istambul…

Informação

RTP cumpriu

Entre os canais generalistas, a RTP foi quem assegurou o melhor trabalho no funeral do Papa Francisco. A aposta em Fátima Campos Ferreira e Vítor Gonçalves marcou a diferença. Em estúdio, fez a diferença a sobriedade das narrações, que respeitou os silêncios e a introspeção.

Saber mais sobre

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável