'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Pedro Chagas Freitas
Pedro Chagas Freitas COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mul

Notícia

O amor é...

...um erro que deu certo.
04 de dezembro de 2018 às 17:22

Estranhamente, sentia-se capaz de mudar o mundo naquele dia. Ele, o rapaz tímido sentado na última fila da aula de português, haveria de ser o inventor de algo que fizesse uma revolução: "a revolução é uma questão de perspectiva, na verdade. Muitos já fizeram uma revolução e pensaram apenas ter cometido um erro. Toda a revolução é um erro que deu certo", pensou, e sem perceber disse também, para espanto de toda a gente naquela sala, a começar pela professora Deolinda, coisa pouco importante, e a acabar na Júlia, a rapariga mais esperta da turma e que não estava habituada a ver o cromo com quem ninguém falava a falar — e muito menos a pensar.

Quando pensas pela tua cabeça o mundo muda — mas esquece o que eu acabei de dizer. Pensa pela tua cabeça.

No recreio, continuava sozinho como sempre — mas era passageiro.

— Olá.

— Olá.

— Gostei do que disseste.

— O que disse?

— Sim.

— ...

— Na aula.

— Qual aula?

— Aquilo da revolução.

— Ah.

— Gostei.

— ...

— Podias agradecer.

— E agradeci. O silêncio é o maior dos agradecimentos. Quando alguém nos ouve está a agradecer-nos a nossa presença. Ouvir é respeitar. 

Júlia ouviu mas não respeitou. Pelo menos a boca dele — que, sem ela compreender como, já estava colada à sua. 

"Ama-se o que nos tira de nós e nos leva ao encontro de nós. Somos mais nós quando amamos. Vemos mais longe, vemos com amor dentro — e o amor, apesar de cegar, faz ver com amor dentro. Tudo é mais bonito com amor. Só existe beleza com amor. Quando se ama, a beleza acontece. Aconteceu-me, um certo dia, acreditar que estava nas minhas mãos a revolução, que ingenuidade. A revolução estava, isso sim, nas tuas mãos. Desde que estivessem entrelaçadas com as minhas, claro. Queres fazer uma revolução comigo?"

Foram os votos de casamento mais aplaudidos da história daquela igreja, até porque era o primeiro casamento alguma vez ali celebrado. Mas que direito tem um facto de impedir um beijo?

Antes fugir um pouco da verdade do que fugir um pouco do amor. Até porque quando se foge um pouco do amor foge-se todo do amor. E quando se foge todo do amor foge-se por inteiro da vida. E quando — bem, já chega.

E viveram revolucionários para sempre. 

Roubo: s.m. Deixar de tentar amar. Só quem desiste de um abraço é extorquido de algo valioso.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mulheres e para Homens

COMO F*DER UM CASAMENTO  18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

COMO F*DER UM CASAMENTO 18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

Saíste. E nem um beijo. Simplesmente foste. Tinhas certamente muito em que pensar, a empresa, as preocupações, as contas para pagar, os desafios que te esperam, mas foste sem um beijo. Deixaste um até logo distante, que quando foi falado já não estava aqui.
COMO F*DER UM CASAMENTO  15. SER RACIONAL.

COMO F*DER UM CASAMENTO 15. SER RACIONAL.

Eu sei: a culpa é minha. A culpa é minha e desta minha cabeça que não pára de pensar. Que não pára de questionar. Que não pára de querer entender tudo e mais alguma coisa.
COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

CARTA AO PREGUIÇOSO ARREPENDIDO: Meu grandessíssimo burro, como querias tu que a paixão resistisse, que a nossa vida, tal qual a sonhámos resistisse, se simplesmente te deixaste cair na preguiça? Como?
COMO F***DER UM CASAMENTO  11. MAGOAR.

COMO F***DER UM CASAMENTO 11. MAGOAR.

Somos do tamanho do que impedimos em nós para magoar quem amamos. Em mim impeço tudo. Se sei que te pode magoar, paro. Se sei que te pode magoar, respiro, acalmo. E não faço.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável