'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Pedro Chagas Freitas
Pedro Chagas Freitas COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mul

Notícia

O amor é...

... Continuar a sonhar.
26 de novembro de 2018 às 16:52
Pedro Chagas Freitas, Dicionário do Amor, crónica, amor, escritor
Pedro Chagas Freitas, Dicionário do Amor, crónica, amor, escritor

A forma como a derrota nos impacta define o que somos. 

A forma como a falha nos impacta define o que somos.

Aquilo que fazemos com o que nos acontece define o que somos.

Raramente é aquilo que nos acontece que nos define. Isso é incontrolável, quase sempre. Mas na nossa mão está o que dominamos: decidir entre baixar os braços ou arregaçar as mangas, decidir entre chorar o que foi ou construir o que vai ser.

Escolher.

A escolha é sempre um acto invisível: a escolha não se vê senão nas suas consequências. Por vezes as consequências tardam, a derrota estende-se por fora e por dentro, e há aqueles que desistem de a procurar — sem saberem que ela, sorrateira, estava mesmo ali, à porta, à espera de continuidade, de resistência, de capacidade de subsistir. De resiliência, de adaptabilidade, de jogo de cintura.

Vencer é resistir: é subsistir.

No limite: vencer é sobreviver a todas as derrotas que vêm acopladas a cada momento de sucesso.

Ninguém ganha sempre mas é possível nunca perder.

Basta chorar quando chorar tem de ser, no instante em que pancada acontece, no segundo e nos minutos em que percebemos que colocámos tudo no que fizemos e mesmo assim perdemos; basta construir sobre as lágrimas, sustentar cada novo passo na capacidade de entender o que fez com que cada passo anterior tenha sido em falso; mas basta, mais do que tudo isso, continuar a sonhar. Continuar a sonhar por mais que doa, e dói tanto, um sonho distante que parecia próximo; continuar a sonhar apesar das lágrimas, apesar da pancada (e é tanta a pancada que se leva quando se cria, quando se tenta, quando se arrisca, quando se faz o que não sabe se alguém entenderá ou quererá sequer entender). Continuar a sonhar apesar dos anti-sonhadores, dos anti-diferença, dos anti-qualquer coisa.

Por cada sonho que alguém quer voar há sempre um ou dois estúpidos que o querem fazer pousar.

Regressando ao princípio: o que fazemos com o que corre mal, ou muito mal, ou pessimamente, mesmo quando fizemos tudo o que devíamos fazer para que corresse bem, ou optimamente, ou maravilhosamente, é o que define grande parte daquilo que somos — e grande parte daquilo que conquistamos.

O vencedor não é, nunca é, o que ganha mais vezes; o vencedor é o que ganha da melhor maneira.

Agora olha: já pensaste desta maneira?

Rótulo: s.m. O mesmo que preconceito — que é como quem diz o mesmo que burrice. Ninguém é mais burro do que um preconceituoso.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mulheres e para Homens

COMO F*DER UM CASAMENTO  18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

COMO F*DER UM CASAMENTO 18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

Saíste. E nem um beijo. Simplesmente foste. Tinhas certamente muito em que pensar, a empresa, as preocupações, as contas para pagar, os desafios que te esperam, mas foste sem um beijo. Deixaste um até logo distante, que quando foi falado já não estava aqui.
COMO F*DER UM CASAMENTO  15. SER RACIONAL.

COMO F*DER UM CASAMENTO 15. SER RACIONAL.

Eu sei: a culpa é minha. A culpa é minha e desta minha cabeça que não pára de pensar. Que não pára de questionar. Que não pára de querer entender tudo e mais alguma coisa.
COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

CARTA AO PREGUIÇOSO ARREPENDIDO: Meu grandessíssimo burro, como querias tu que a paixão resistisse, que a nossa vida, tal qual a sonhámos resistisse, se simplesmente te deixaste cair na preguiça? Como?
COMO F***DER UM CASAMENTO  11. MAGOAR.

COMO F***DER UM CASAMENTO 11. MAGOAR.

Somos do tamanho do que impedimos em nós para magoar quem amamos. Em mim impeço tudo. Se sei que te pode magoar, paro. Se sei que te pode magoar, respiro, acalmo. E não faço.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável