'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Dr. Luís Paulino Pereira
Dr. Luís Paulino Pereira

Notícia

Com que idade começamos a envelhecer?

Depende da forma como encaramos os primeiros cabelos brancos, a reforma ou as novas dores. Saiba os segredos para saber envelhecer bem, continuando a gostar de si.
13 de maio de 2024 às 10:34
Idoso, terceira idade
Idoso, terceira idade Foto: Pixabay/sabinevanerp

Há uma idade fixa para começar a envelhecer?

Não. É muito variável, já vi muitos idosos que são jovens e jovens que são idosos. Ter 65 anos e ganhar o direito ao passe social gratuito não é sinónimo de terceira idade. Pelo contrário, há é que aproveitar o passe para continuar a sair e a conviver. A idade está no espírito da pessoa. Claro que há sinais físicos como as dores reumatismais ou uma maior dificuldade de locomoção. Por isso é fundamental manter um estilo de vida saudável.

O que fazer para envelhecer de forma saudável?

Há que estimular o lado físico e psicológico. A nível físico, é preciso manter uma alimentação saudável, e fazer caminhadas diárias. Não há nada melhor do que caminhar para estimular os músculos e outras funções do nosso organismo. Por outro lado, a pessoa tem de manter uma vida social, conviver e não se isolar em casa. Há quem se reforme e se feche ao mundo. Isso é o pior que pode acontecer.

Há que investir no lado positivo da reforma?

Exatamente. Quando se deixa de trabalhar há que criar novas rotinas para manter a vida ativa. Aproveitar e apreciar essa fase mais descansada. Fazer as caminhadas, de preferência acompanhadas, continuar a estar com os amigos, socializar, ir ao cinema, teatro e ler. Ler é fundamental pois mantém o cérebro ativo. Aproveitar para fazer o que mais se gosta. A reforma pode ser uma fase bonita da vida. Se a pessoa se isola, e passa o dia em frente à televisão vai acabar por envelhecer mais depressa e mal.

Os primeiros cabelos brancos e rugas podem afetar a autoestima?

Podem, mas não se deve ir por aí. Volto a dizer que podemos ter cabelos brancos e rugas e sermos jovens. Tenho aprendido muito com os residentes da Casa do Artista onde sou diretor clínico, nomeadamente com a Sra. D. Simone de Oliveira. Ela diz sempre que cada uma das suas rugas conta uma história da sua vida, por isso, irá sempre mantê-las. Claro que quem se sinta melhor a pintar os cabelos brancos deve fazê-lo. A pessoa tem de continuar a cuidar de si, fazer as caminhadas e manter uma vida social. É fundamental para manter a autoestima e continuarmos a gostar de nós próprios.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável