
Quase 32% das crianças portuguesas têm excesso de peso, diz o estudo da OMS. Quais são os hábitos mais perigosos?
A fast food e o sedentarismo. As nossas crianças crescem a alimentar-se da pior forma, seduzidas pela publicidade dos fast food. Até os pais caem nesta armadilha. O menino quer ir à hamburgueria ou pizzaria? "Vamos lá, ficamos logo despachados da refeição", dizem muitos pais. Chegam a casa tarde e vamos lá tratar rapidamente do jantar. Pelo caminho, compram comida congelada, ou encomendam pelas aplicações uma refeição que faz as delicias das crianças. Juntando esta alimentação pobre em nutrientes, que engorda ao facto das crianças passarem o tempo sentadas, nos tablets, telemóveis ou outros ecrãs, temos este resultado: uma população infantil com excesso de peso e incubadora de doenças futuras.
Como podem os pais seduzir os filhos para uma alimentação saudável?
Por exemplo, que tal fazerem a fast food em casa? Podem fazer hambúrgueres e pizzas, envolver os filhos e tornar a confeção da refeição uma brincadeira. Se as crianças ajudarem a fazer a pizza, escolherem os ingredientes que gostam, vão preferir essa há que é encomendada ou comprada. O mesmo com os hambúrgueres. E esta fast food caseira é mais saudável. Ao fim de semana, a família pode divertir-se junta na cozinha, em vez de ir a estes restaurantes.
Durante a semana, os pais podem argumentar que não têm muito tempo para cozinhar.
É verdade. Porém, grelhar uns bifes, cozer um peixe demora pouco mais do que aquecer a comida congelada cheia de químicos prejudiciais no micro-ondas. Vão dizer-me, as crianças não gostam de peixe. Se as habituarmos gostam. E podemos sempre tornar estes pratos mais saborosos com especiarias e molhos saudáveis. Os pais sabem os pratos que os filhos gostam. Que tal prepará-los com antecedência, quando se tem um pouco mais de tempo, congelá-los para o jantar durante a semana? Mais uma vez, o tempo de aquecimento é idêntico ao da comida processada e nada saudável que se compra. E em vez de coca-colas e bebidas gaseificadas e cheias de açúcar às refeições, os pais podem fazer sumos de fruta em casa, variando as frutas as vezes que desejarem.
E como se combate o sedentarismo infantil?
Com caminhadas e passeios em família. Caminhar é o melhor exercício físico e o mais saudável. As caminhadas em família são ainda uma forma de pais e filhos se divertirem e conversarem, perceberem como estão os seus filhos. Se a escola é perto, que tal irem e virem a pé, em vez de usar o automóvel? Aos fins de semana, os pais instituem as caminhadas, é uma questão de hábito e umas horas a menos que as crianças estão frente aos ecrãs. Caminhar em família melhora a saúde de todos, pais e filhos, e combate o excesso de peso. Além disso, as crianças têm também de fazer desporto, escolherem o que preferem e praticá-lo, fora do horário escolar. Aconselho vivamente a natação, faz muito bem, e também aqui, pais e filhos podem fazê-lo juntos. Vamos lá pais, vamos deixar de engordar os nossos filhos e tornarmo-nos famílias mais saudáveis!