
O que é a dor de cabeça?
A dor de cabeça é dos problemas mais comuns, com estudos internacionais a indicar que 52% da população mundial sofre deste problema. A cada dia, cerca de 14% tem uma dor de cabeça. Uma dor de cabeça vulgar afeta a região frontal do cérebro, surge na testa.
Quais são as causas?
Podem ser várias as causas da dor de cabeça vulgar e se, esta for persistente, há que ir ao médico. A hipertensão é a causa nº1, mas problemas respiratórios, como a sinusite, problemas oftalmológicos, ou apenas e tão só o stress, podem causar dor de cabeça.
Uma pessoa cansada, preocupada, agitada a nível psicológico, pode ter dores de cabeça. Aliás, o doente pode ser examinado da cabeça aos pés, e não se encontrar nada, porque o problema é causado pelo stress.
"Podem ser várias as causas da dor de cabeça vulgar e se, esta for persistente, há que ir ao médico"
Como tratar a dor de cabeça?
Como referi, quando a dor se torna constante há que ir ao médico, para combater e tratar o problema. Por exemplo, uma tensão arterial alta, acima dos valores normais, nomeadamente de 14-9, ainda não é hipertensão mas pode gerar dor de cabeça, e necessita de tratamento farmacológico.
Quando passa a sinal de alarme?
Isso ocorre quando, após terem sido excluídas todas as outras causas, a dor de cabeça continua persistente, com sintomatologia moderada a grave. Nestes casos, já é preciso recorrer a exames complementares, como a TAC ou ressonância, para se averiguar qual é o verdadeiro problema.
A enxaqueca não é uma dor de cabeça comum?
Não, enxaqueca é uma dor muito particular, uma dor pulsátil e latejante, em que a pessoa tem a sensação de ter o coração a bater na cabeça. É uma dor provocada por problemas vasculares, que se sente apenas numa parte do crânio, e pode ser incapacitante se é muito intensa. Esta dor pode ser acompanhada de vómitos, com o doente a sentir-se melhor no escuro. A enxaqueca é uma doença crónica e quem sofre deste problema tem de ir ao médico. Estima-se que, em Portugal, cerca de um milhão e meio de pessoas sofre de enxaqueca.
Há tratamento para a enxaqueca?
Há. Existem alguns fármacos específicos para a prevenção deste problema, e nalguns casos conseguem-se bons resultados, noutros não. Mas também há tratamento farmacológico, nomeadamente para as crises de enxaqueca.