
Março fechou, afinal, com a SIC a ganhar à TVI por menos de 100 espetadores – prova de que todos os “votos”, ou “escolhas” contam. Se março dava início a uma nova tendência, abril está a confirmá-la: a SIC soma e segue nas audiências, com a informação a continuar a comandar as preferências e a arrastar consigo o espectador, sem este mudar de canal, quer na ficção, quer no reality show ‘Casados à Primeira Vista’, campeão dos finais de tarde, que chega a enfrentar o poderoso e indestrutível ‘O Preço Certo’.
É um momento entre duas estações que competem taco a taco e fazem escolhas mais ou menos acertadas na forma como constroem a grelha. A SIC conta com a grande vantagem de “não entrar em loucuras”. O ano passado foi terrível para a estação, com perdas a toda a linha e incapacidade de reação, tão presa se encontrava a formatos predefinidos, prontos, impossíveis de mexer.
Mas, no meio das perdas, houve sempre uma tábua salvadora chamada informação na canal aberto, tanto no horário de almoço com nobre. E foi a partir da informação que a estação recuperou o que fazia falta, sem engalanar, sem inventar, indo buscar peças estratégicas e colocando-as no lugar certo – como as novelas turcas à tarde, tão “antigas” como eficazes. Quando se perde não vale a pena mudar tudo. Vale ser pragmático. Só.