'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Abril sempre

No 25 de Abril de 1974, eu estava na barriga da minha mãe. Obrigado, pais, pela coragem. Obrigado, Capitães e povo, a todos aqueles que tombaram pela liberdade, por terem ajudado a colocar um fim numa ditadura de 48 anos.
27 de abril de 2024 às 00:00
25 Abril
25 Abril

"Tempo de solidão e de incerteza; Tempo de medo e tempo de traição; Tempo de injustiça e de vileza; Tempo de negação", escreveu Sophia de Mello Breyner, em 1962. "Esta é a madrugada que eu esperava; O dia inicial inteiro e limpo; Onde emergimos da noite e do silêncio; E livres habitamos a substância do tempo", assinou a mesma poetisa, 12 anos depois, feliz com o 25 de Abril de 1974.

"Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança", criou António Gedeão, em ‘Pedra Filosofal’, poema imortalizado pela voz de Manuel Freire. "Trocaram tudo em maldade, é quase um crime viver; mas, embora escondam tudo e me queiram cego e mudo, não hei de morrer sem saber qual a cor da liberdade", pôs no papel Jorge de Sena.

"Vejam bem, que não há só gaivotas em terra, quando um homem se põe a pensar", compôs José Afonso. "Pergunto ao vento que passa notícias do meu país; e o vento cala a desgraça; o vento nada me diz", redigiu Manuel Alegre. "Isto vai, meus amigos, isto vai; um passo atrás são sempre dois em frente; e um povo verdadeiro não se trai; não quer mais gente que outra gente", defendeu Ary dos Santos.

No 25 de Abril de 1974, eu estava na barriga da minha mãe. Obrigado, pais, pela coragem. Obrigado, Capitães e povo, a todos aqueles que tombaram pela liberdade, por terem ajudado a colocar um fim numa ditadura de 48 anos. Não há nada melhor na vida do que ser-se livre.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável