
Cristina Ferreira volta a acumular um fracasso neste seu regresso à TVI. Em apenas um ano, a apresentadora e diretora de Entretenimento e Ficção assumiu a condução de três grandes formatos, ‘Dia de Cristina’, ‘All Together Now’ e ‘Cristina ComVida’, e todos eles perderam (e bem) nos seus horários para os mais diretos rivais. Não é especulação, não é perseguição. São factos, como provam as audiências.
A primeira aposta, ‘Dia de Cristina’, anunciada como a última Coca-Cola do deserto, durou menos de três meses – estreou em 23 de setembro de 2020 e terminou em 15 de dezembro. Teve um investimento (brutal) de 300 mil euros, nunca convenceu nos finais de tarde, com temas e personalidades que andavam em contraciclo com a atualidade. Depois, em 7 de março de 2021, seguiu-se ‘All Together Now’, concurso onde concorrentes atuavam perante um painel de 100 jurados para mostrarem o que valiam. Despediu-se em junho, sem honra nem glória, após um arranque com cobertura especial do ‘Jornal das 8’, no topo do Pavilhão Atlântico. Por último, em 21 de março, Cristina Ferreira decidiu investir num outro formato de acesso ao prime time, ‘Cristina ComVida’, que não vai deixar saudades, à exceção dos bonecos de Eduardo Madeira. Com o adeus anunciado já para o início de janeiro, somam-se desaires, frente à concorrência da RTP1 e da SIC, e, claro, um novo rombo nos cofres da Media Capital.
Não sei o que se seguirá de Cristina Ferreira na TVI. Sei que está na hora de Mário Ferreira e a sua equipa se sentarem à mesa para refletirem seriamente – e tomarem decisões – sobre esta quebra de popularidade da sua maior estrela, desde o regresso a Queluz de Baixo, em 1 de setembro de 2020. Eu acho que tenho a resposta: Cristina deixou de ser uma mulher do povo. Subida a corda a pulso, onde mostrou todas as suas qualidades como profissional de televisão, transfigurou-se por completo. E hoje, por mais que goste de dizer aos portugueses que não tem problemas em, um dia, ir vender bifanas para a feira da Malveira, a verdade é que, estando milionária, esse discurso já não cola. O foco, agora, parece ser os sapatos, os casacos, os óculos ou as férias no estrangeiro. Infelizmente, a apresentadora de sucesso deu lugar a uma empresária.