
1. Domingo, dia 19. Chego a casa do trabalho. Eram 21:43. Dou com a Isabel com as lágrimas nos olhos. "O que se passa?", pergunto. "O Vicente e a Leonor?", faço outra pergunta, desconhecendo a razão para ela estar naquele estado. "Olha, estou a ver o ‘Got Talent’ e o programa está excelente, com uma dinâmica brutal! Os concorrentes são extraordinários, têm boas histórias de vida, e a produção é excelente", explica. Fui jantar, achando, confesso, que era exagero da sua parte.
Depois daquelas patetices todas que fazemos quando chegamos tarde a casa e estamos com fome – come-se tudo e mais alguma coisa –, e já com os miúdos na cama, agarrei no comando, puxei para trás e fui ver o ‘Got Talent’. Sozinho no sofá, dei por mim a concordar com a análise da minha mulher. Sim, ela tinha razão. Os concorrentes, nas mais variadas áreas, eram bons. Sim, também tinham boas histórias de vida. Sim, tinha dinâmica E sim, mais uma vez, fiquei rendido à jurada Cuca Roseta.
A fadista chora, ri-se, bate palmas, sofre, é um espetáculo dentro do próprio espetáculo. É isto, afinal, que se pede num programa de televisão, a quem trabalha em televisão: emoção. Fazer emocionar quem está em casa. Parabéns. Está aqui um belo formato para acompanhar aos domingos, agora que ‘Pesadelo na Cozinha’ caminha para o seu fim.
2. Portugal brilhou no Europeu de Andebol, que está a decorrer na Áustria, Suécia e Noruega. Não foi campeão, nada disso, mas venceu os melhores do Mundo, como França e a Suécia, e bateu-se depois com outros países com tradição fortíssima na modalidade. E mesmo que perdesse todos os jogos, a questão é esta: a RTP deveria ter lá estado. E o que fez a estação pública? Nada. Recebe milhões, gasta milhões e não transmitiu uma partida – só quem tem dinheiro para alimentar a Sport TV é que goza desse privilégio. "É uma tristeza", arrasou Paulo Pereira, o selecionador. Claro que é.
3. A administração da Media Capital cortou 35 por cento no ordenado de Fátima Lopes, na renovação do seu vínculo laboral até 2022. Isto é, recebia 30 mil euros/mês, passou a ganhar 19.500. Como é que se faz isto à melhor apresentadora da TVI e àquela que apresenta resultados?