'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Rita Pereira vai à guerra com a SIC

A ficção pode bem vir a ajudar a decidir quem vai ganhar as audiências em 2020. A estação de Paço de Arcos está muito na frente, mas a de Queluz de Baixo tem gente com talento para inverter a situação.
17 de janeiro de 2020 às 22:30
Rita Pereira, tvi, atriz
Rita Pereira, tvi, atriz Foto: Colina Media

1.‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’ esmagam ‘Na Corda Bamba’ e ‘Prisioneira’ nas audiências, de segunda a sexta-feira. É natural. As histórias e as personagens dizem muito aos portugueses. Há ali uma ligação afetiva, ora no mar, ora na terra, seja nos nomes das personagens, seja na costa litoral ou no Alentejo – ou até nas bandas sonoras. Tem gente nova a despontar, como Carolina Loureiro, e gente "velha" de regresso, como Noémia Costa. A SIC está a trabalhar bem a ficção, é um facto. A TVI, não. A TVI dominou a seu bel-prazer esta área nos últimos 15 anos e surpreendentemente perdeu o comboio. 

É verdade que viu partir alguns dos seus melhores atores e técnicos para o rival, é verdade que se cometeram muitos erros na gestão e no planeamento, mas também é verdade que há na estação muita matéria-prima para fazer mais e melhor. Para voltar a ganhar, sim. Com ou sem José Eduardo Moniz, que assume novos desafios no Brasil, mas com Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Dalila Carmo, Diogo Infante, Rita Pereira, Pepê Rapazote, Margarida Vila-Nova, Joaquim Horta, Kelly Bailey e José Wallenstein, entre outros, na luta. Ora aqui está uma (boa) guerra, a da ficção, para travar em 2020 – e fundamental para quem quer ser líder.

2. Na semana passada, escrevi aqui que Ljubomir Stanisic era um campeão de audiências, que valia ouro e que, por isso, a TVI deveria saber mimá-lo, fazê-lo sentir-se em casa, para o ter por muito tempo consigo. Pois bem, com a SIC carregada de dinheiro e louca para o ir buscar, Nuno Santos, que assumiu a direção de Programas da estação na segunda-feira, não perdeu tempo. Conversou com o chef jugoslavo e convenceu-o a fazer ainda este ano mais uma edição de ‘Pesadelo na Cozinha’. Em cheio.

3. Grande aposta de Daniel Oliveira para o entretenimento da SIC no início de 2020, ‘Amigos Improváveis’ estreou no dia 4. Foi o programa mais visto desse sábado, com cerca de 1 milhão de espectadores e 22,2% de share. Mas, uma semana depois, ‘Amigos Improváveis’, apresentado por Andreia Rodrigues, perdeu mais de 470 mil espectadores. Se juntarmos a isto as derrotas de ‘A Máscara’ aos domingos, frente a Pesadelo na Cozinha, o diretor de Programas da SIC tem aqui alguns motivos de preocupação.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável