'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O dia mau de Rodrigo Guedes de Carvalho

O que sobrou de útil da entrevista do jornalista da SIC à ministra da Saúde, Marta Temido, na SIC? Muito pouco, comparado com o ruído criado – e as centenas de insultos. E quando assim é, alguém fez mal o seu trabalho.
09 de maio de 2020 às 00:12
Rodrigo guedes de carvalho, jornalista, sic
Rodrigo guedes de carvalho, jornalista, sic

1. A SIC convidou a ministra da Saúde para ir ao 'Jornal da Noite', no sábado, dar uma entrevista, conseguindo deste modo para a sua informação mais um bom exclusivo. Rodrigo Guedes de Carvalho recebeu-a em estúdio e decidiu vestir um fato de justiceiro, num tom agressivo, para enfrentar Marta Temido. Não gostei.

Para mim, não há perguntas difíceis ou fáceis. Há perguntas. E numa entrevista, sempre o defendi, podem (e devem) ser feitas todas elas, doa a quem doer. Mas o tom do jornalista, aliado um pouco a uma superioridade moral, e a sua impreparação até, em alguns momentos, mancharam o seu trabalho, aquele que podia ser, afinal, um bom momento de esclarecimento aos portugueses com alguém com responsabilidades no País. Não o foi.

Uma entrevista não é um campo de batalha, um jogo, onde no final se procura um vencedor entre entrevistador e entrevistado. Longe disso. Uma entrevista tem como objetivo principal informar e esclarecer. E o que sobrou de útil daquela conversa entre Rodrigo Guedes de Carvalho e Marta Temido? Saber que poderá celebrar-se o 13 de maio, em Fátima, como a CGTP o fez na Alameda, no Dia do Trabalhador? Muito pouco, comparado com o ruído criado – e lamentáveis centenas de insultos – nestes últimos dias sobre a prestação do jornalista. E quando assim é…

Se elogiei aqui Rodrigo Guedes de Carvalho há quatro semanas – aquela reprimenda aos portugueses por, logo no início do estado de emergência, terem ido (aos milhares) para a praia foi certeira –, agora tenho de dizer que a sua entrevista à ministra foi uma desilusão. Hoje, não, mas, daqui a uns anos, acredito que o jornalista da SIC reconhecerá sem problemas que teve um dia mau no sábado. 

2. A SIC alcançou mais um feito. Nos primeiros 126 dias de 2020 venceu 123, totalizando já 101 dias de vitórias consecutivas. A última vez que uma estação portuguesa conseguiu um tão longo período ininterrupto de dias consecutivos de liderança foi a própria SIC, há 20 anos. Muito bem, embora ainda longe da performance de Emídio Rangel, que chegou às largas centenas. Fica a pergunta para um milhão de dólares: quanto tempo irá durar este estado de graça junto dos espectadores?

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável