'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O marinheiro que gosta de Cristina

Chama-se Rui, é oficial da Marinha, tem 30 e poucos anos e dá aulas de natação à minha filha. Disse-me que, quando chega a casa, “rebobina” para ver o programa de Cristina Ferreira. A apresentadora da SIC é um fenómeno.
02 de fevereiro de 2019 às 08:00
Cristina Ferreira, O Programa da Cristina,sic
Cristina Ferreira, O Programa da Cristina,sic

1. Esqueçamos os negócios de empresária, que nada me interessam. Como é que se explica o sucesso de Cristina Ferreira na televisão portuguesa? Vou dar um exemplo, que se passou comigo esta semana. Após uma aula de natação da Leonor, o treinador – oficial da Marinha, de 30 e poucos anos – veio ter comigo e perguntou-me assim, mais palavra, menos palavra: "Bom dia, como está? Quem é que está a ganhar essa guerra das audiências entre a Cristina e o Goucha?" O Rui sabe que sou jornalista, daí a questão.

Percebi, portanto, o interesse e expliquei-lhe que era a Cristina. E que estava a ganhar as manhãs por muitos, empurrando a SIC para perto da liderança, algo que não acontece há 15 anos. A surpresa veio depois: o Rui termina a conversa deste modo – rápida, que a Leonor já estava pronta e queria ir almoçar: "Sabe, como só se ouve falar da Cristina, dou comigo a chegar a casa e a ‘rebobinar’ para ver o programa dela. Eh, pá, e aquilo é giro." Fiquei a pensar… e não há dúvidas: apontem-lhe os defeitos que quiserem, continuem a chamar-lhe a Saloia da Malveira, que ela é um verdadeiro fenómeno.

E talvez assim se explique a diferença de números entre Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha em 17 dias de puro combate nas manhãs da televisão portuguesa: 3 milhões e 686 mil espectadores. Esta é que é a realidade, nua e crua, dos factos. Por muito que doa em Queluz de Baixo.

2. Por falar em Queluz de Baixo, não há ninguém com responsabilidades na TVI que chame Maria Cerqueira Gomes e lhe diga que já não está no Porto Canal, que esta guerra é para ser levada a sério? Que há muitos milhões em jogo? Não faz sentido a apresentadora andar a pôr likes em publicações de colegas da concorrência nas redes sociais. Não faz.

Sim, estou a falar do caso concreto de Débora Monteiro, a DJ de Lip Sync, que publicou uma foto sobre o concurso de playback da SIC, e a parceira de Goucha foi lá escrever "top". Para mim, são verdadeiros tiros nos pés. Como, aliás, o de Rita Pereira na segunda-feira, dia 28, quando entrou em direto no Passadeira Vermelha para falar da polémica à volta da sua banha. A propósito: tiro o chapéu a Cláudio Ramos, que vai conseguindo (e bem) estes exclusivos para a estação de Paço de Arcos.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável