'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O povo é soberano

Informação da TVI é engolida todos os dias, à hora de almoço e de jantar. Nuno Santos e José Eduardo Moniz vão ter de partir muita pedra… se quiserem ser líderes de audiências.
18 de junho de 2022 às 00:00
Nuno Santos, José Eduardo Moniz
Nuno Santos, José Eduardo Moniz Foto: Instagram

1. "Sem o povo, sem a arraia-miúda, não teria havido o Portugal que temos hoje", disse o Presidente da República, sexta-feira, 10 de junho, Dia de Portugal, em Braga, deixando ainda mais uma reflexão: "Portugal é o seu povo." Na nossa televisão também é o povo que controla o comando em casa, e é ele quem, para já, continua a dar a liderança nas audiências à SIC, principalmente na Informação, onde a vantagem é acentuada sobre a TVI. E é aqui que Nuno Santos, o diretor, e José Eduardo Moniz, o diretor-geral, têm de partir muita pedra.

Como é possível, por exemplo, pegando nos números da última semana, o ‘Jornal da Uma’ perder sempre para o ‘Primeiro Jornal’, por 100 mil espectadores – ou mais –, mesmo quando ‘Dois às 10’ vence ‘Casa Feliz’? Algo não bate certo. Como é possível, por exemplo, no período igual em análise, o ‘Jornal das 8’ ficar a 200 mil espectadores do ‘Jornal da Noite’? É muita gente. Quem põe imediatamente fim à ‘Rua das Flores’, grande aposta de Cristina Ferreira na ficção, que prende só, no horário de acesso ao principal noticiário, 318 mil espectadores, como aconteceu sexta-feira?

O fracasso da novela do mesmo autor de ‘Festa É Festa’, que tem um elenco de luxo – Ana Bola, José Pedro Gomes, Julie Sergeant, Carlos Cunha, Patrícia Tavares, António Melo e Paula Neves, entre outros –, é flagrante. Recorrendo novamente aos números da derradeira semana: entre segunda e sexta-feira, ‘Rua das Flores’ nunca ultrapassou os 400 mil espectadores, vendo a concorrência direta, ‘Casados à Primeira Vista’ (SIC) e ‘O Preço Certo’ (RTP1), agarrar ao pequeno ecrã mais de 700 mil. Regresso à arraia-miúda, de quem Marcelo decidiu lembrar-se agora, para recordar que o povo é (sempre) quem mais ordena. Fernando Mendes que o diga.

2. ‘Missão: 100% Português’, na RTP1, aos sábados à noite, promove, numa onda de entretenimento e de boa disposição, o que de melhor há no País, no turismo, na cultura e no povo – lá está, sempre o povo. Tirando uns exageros de Quim Roscas – perdão, João Paulo Rodrigues –, o programa é um bálsamo, com uma Vera Kolodzig a dar cartas no género. Os dois primeiros episódios, um nos Açores e outro na península de Setúbal, deixaram água na boca.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável