
1. Portugal não exporta só futebolistas, como Cristiano Ronaldo, João Mário, Nani e Bernardo Silva, entre outros, nem enfermeiros – foram milhares para Inglaterra nos últimos anos, a grande maioria durante o Governo PSD/CDS. Na novela brasileira da SIC, 'Novo Mundo', há quatro atores lusos – Ricardo Pereira e Paulo Rocha, já veteranos na Globo, e Maria João Bastos e Joana Solnado, também com alguma história na TV de terras de Vera Cruz – e um genérico com uma música da fadista Carminho. Orgulho maior era impossível, mesmo quando a ficção nacional domina a bel-prazer as audiências, porque ainda é no Brasil que se fazem as melhores histórias, numa indústria 100 por cento profissional e que chega facilmente a todo o mundo.
2. Tenho pena da TVI24, um canal de notícias que se transformou numa Sport TV qualquer. São programas e programas, ao longo da semana, com comentadores a alimentarem assuntos durante horas e horas, e a dizerem banalidades atrás de banalidades. Um exemplo recente: a propósito do polémico pedido de 50 bilhetes do presidente dos árbitros, ao Benfica, para o jogo com o Marítimo na Luz, Rui Pedro Braz começou por dizer, em estúdio: "É uma situação delicada e que merece reflexão por todas as partes." Logo a seguir, o mesmo Braz concluiu que "tudo espremido é uma mão-cheia de nada". Uma verdadeira paródia este "desporto" em Queluz de Baixo.
3. 'Love on Top 4' chega ao fim na sexta-feira, 28, mas a TVI decidiu apostar, ainda nesse dia, noutra nova edição. A vergonha não tem, de facto, limites.
4. No sábado, 22, dia do dérbi Sporting-Benfica, a CMTV, disponível só na MEO e na NOS, atingiu o seu melhor resultado de sempre: mais de 2 milhões de espectadores. Notável!
* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.