'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

SIC e TVi24: tiros nos pés

A SIC acaba com ‘Juntos à Tarde’, de João Baião e Rita Ferro Rodrigues, em menos de um ano. E a TVI24 quase parece a BTV… Um desastre total.
08 de dezembro de 2017 às 08:00
João Baião, Rita Ferro Rodrigues, apresentadores, sic, juntos à tarde
João Baião, Rita Ferro Rodrigues, apresentadores, sic, juntos à tarde

1. Escrevi isto em 23 de Dezembro de 2016: "O estado-maior da SIC, onde se incluem Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral, decidiu voltar a revolucionar um programa do day time, ‘Juntos à Tarde, como a TV Guia revelou, em exclusivo, na última edição. Se estava na hora? Sim, há muito. Andreia Rodrigues, por exemplo, teve dois anos para agarrar o lugar que lhe deram (e poucos têm essa oportunidade) e não o conseguiu. Faltou à ex-Miss 2008 quase tudo: carisma, tarimba, genuinidade e, principalmente, empatia com João Baião. E, por isso, muitas vezes, em vez de andarem a disputar a liderança com Fátima Lopes, da TVI, perdiam terreno para o Agora Nós, da RTP1.

A culpa não é de Andreia Rodrigues, que se esforçou. A culpa é de quem a escolheu – e aí, hoje, como quase sempre acontece na hora do fracasso, ninguém assume responsabilidades. Andreia é um rosto que serve para programas como o Fama Show, como o Smile ou, ainda, como Gosto Disso. Pouco mais. E, assim, a estação de Carnaxide, que continua sem ser líder por causa do seu day time, perdeu tempo, audiências e, claro, dinheiro, o que não deve agradar nada aos seus accionistas." 

Escrevi isto em 5 de Maio de 2017: "Não era com Andreia Rodrigues, não é com Rita Ferro Rodrigues, mesmo sendo mais cúmplice de João Baião, que a SIC vai, algum dia, conseguir destronar Fátima Lopes. Digam o que disserem os responsáveis da estação, há maratonas perdidas ainda antes de começarem… Esta é uma delas." E assim foi: estreado em 1 de Março, Juntos à Tarde chega ao fim nas primeiras semanas de Fevereiro. Se isto não é andar a brincar às televisões, anda lá perto. 

2. No domingo, dia 3, fazia zapping e parei uns minutos na TVI24, nomeadamente no programa Mais Bastidores, com Diamantino, Luís Aguilar, Rui Pedro Braz e Manuel Queiroz (no Porto) a escalpelizarem ainda as incidências do escaldante FC Porto-Benfica, jogado na sexta, 1, no Dragão. Se, em Queluz de Baixo, Sérgio Figueiredo, director de Informação, e Joaquim Sousa Martins, editor de Desporto, não revolucionarem os seus painéis de comentadores, mais cedo ou mais tarde, este canal de cabo corre o sério de risco de ser confundido com o da BTV. 

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.

  

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável