
1. Escrevi isto em 23 de Dezembro de 2016: "O estado-maior da SIC, onde se incluem Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral, decidiu voltar a revolucionar um programa do day time, ‘Juntos à Tarde’, como a TV Guia revelou, em exclusivo, na última edição. Se estava na hora? Sim, há muito. Andreia Rodrigues, por exemplo, teve dois anos para agarrar o lugar que lhe deram (e poucos têm essa oportunidade) e não o conseguiu. Faltou à ex-Miss 2008 quase tudo: carisma, tarimba, genuinidade e, principalmente, empatia com João Baião. E, por isso, muitas vezes, em vez de andarem a disputar a liderança com Fátima Lopes, da TVI, perdiam terreno para o ‘Agora Nós’, da RTP1. A culpa não é de Andreia Rodrigues, que se esforçou. A culpa é de quem a escolheu – e aí, hoje, como quase sempre acontece na hora do fracasso, ninguém assume responsabilidades. Andreia é um rosto que serve para programas como o ‘Fama Show’, como o ‘Smile’ ou, ainda, como ‘Gosto Disso’. Pouco mais. E, assim, a estação de Carnaxide, que continua sem ser líder por causa do seu day time, perdeu tempo, audiências e, claro, dinheiro, o que não deve agradar nada aos seus accionistas."
Escrevi isto em 5 de Maio de 2017: "Não era com Andreia Rodrigues, não é com Rita Ferro Rodrigues, mesmo sendo mais cúmplice de João Baião, que a SIC vai, algum dia, conseguir destronar Fátima Lopes. Digam o que disserem os responsáveis da estação, há ‘maratonas’ perdidas ainda antes de começarem… Esta é uma delas." E assim foi: estreado em 1 de Março, ‘Juntos à Tarde’ chega ao fim nas primeiras semanas de Fevereiro. Se isto não é andar a brincar às televisões, anda lá perto.
2. No domingo, dia 3, fazia zapping e parei uns minutos na TVI24, nomeadamente no programa ‘Mais Bastidores’, com Diamantino, Luís Aguilar, Rui Pedro Braz e Manuel Queiroz (no Porto) a escalpelizarem ainda as incidências do escaldante FC Porto-Benfica, jogado na sexta, 1, no Dragão. Se, em Queluz de Baixo, Sérgio Figueiredo, director de Informação, e Joaquim Sousa Martins, editor de Desporto, não revolucionarem os seus painéis de comentadores, mais cedo ou mais tarde, este canal de cabo corre o sério de risco de ser confundido com o da BTV.
* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.