'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Traído pelo medo

Daniel Oliveira deu um rebuçado aos espectadores, com o reality show ‘Casados à Primeira Vista’, e depois tirou-o… com receio de saturar o formato. Alguém lhe compra um cão?
09 de fevereiro de 2019 às 08:00
Daniel Oliveira, Carolina Loureiro, SIC
Daniel Oliveira, Carolina Loureiro, SIC Foto: Ricardo Ruella

1. Ponto prévio: não sou fã de ‘reality shows’. O único que acompanhei, do princípio ao fim, fascinado com tudo aquilo que via, foi o primeiro ‘Big Brother’, em 2000, na TVI. Adorava ver o Marco Borges, o Telmo, o Zé Maria, a Célia e por aí fora. Posto isto, não entendo como é que Daniel Oliveira não apostou logo numa segunda temporada de ‘Casados à Primeira Vista’, formato que, não sendo nada de extraordinário, conseguiu surpreender os espectadores e bater, por isso, aos domingos à noite, os produtos do rival de Queluz de Baixo.

Garantem-me que Daniel teve receio de desgastar o formato, de saturar os portugueses. Eu pergunto: à segunda temporada? Impossível. Impossível. O público queria ver mais Daves e companhia, e alguém decidiu tirar-lhe o rebuçado. Este é talvez o maior erro cometido pelo diretor-geral da estação de Paço de Arcos desde que assumiu o cargo. O que lhe faltou em sagacidade, perspicácia e ousadia… sobrou-lhe em medo. Não resisto: alguém lhe compra um cão, por favor?

2. No início de outubro, ainda na ressaca de ter perdido Cristina Ferreira para a SIC, o diretor-geral da TVI disse aos jornalistas que "ninguém é insubstituível". Assino por baixo. Mas é curioso ver Bruno Santos, quatro meses depois desta declaração, agarrar-se com unhas e dentes a ‘Apanha se Puderes’. Tanto, que a estação de Queluz de Baixo até já transmite diariamente não um mas dois episódios do concurso de Cristina e Pedro Teixeira, alavancando deste modo as audiências de ‘First Dates’ e do ‘Jornal das 8’. 

Se não há insubstituíveis, e volto a dizer que concordo com esta velha máxima, por outro lado, defendo que há os "imprescindíveis", aqueles que "lutam toda a vida", como escreveu um dia Bertolt Brecht. E Bruno Santos, mais do que ninguém, devia saber que Cristina Ferreira… era imprescindível.

3. Já escrevi aqui que muitos ganharam com a transferência de Cristina da TVI para a SIC. Os profissionais sérios e talentosos, os espertalhões e, ainda, os inteligentes, como Cláudio Ramos e Júlia Pinheiro. Ele, se for humilde e leal a quem lhe deu a mão, tem tudo para vir a ser mais do que um comentador social. E ela, aos 56 anos, só tem de continuar a surfar a onda que lhe é deixada de manhã pela antiga pupila.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável