
1. Pedro Fernandes deixa a RTP e vai para a TVI. Margarida Vila-Nova regressa à estação de Queluz de Baixo. Isabela Valadeiro, José Carlos Pereira e Sofia Alves deixam esta última e rumam à rival de Paço de Arcos. As televisões tentam reforçar-se para atacarem o segundo semestre, quando, num primeiro balanço de 2019, as audiências são inequívocas: com quase cinco meses do ano decorridos, a TVI venceu janeiro, e a SIC, fevereiro, março e abril – e só um milagre lhe tirará maio.
Posto isto, quem se está a reforçar melhor? A TVI. Ganha Margarida Vila-Nova, uma das melhores atrizes da sua geração, nascida e criada na estação e protagonista de novelas de sucesso, como ‘Mundo Meu’ e ‘Tempo de Viver’. Aproveitando-se do facto de ter perdido o contrato na SIC, Queluz de Baixo não hesitou em ir buscá-la, reforçando uma área em que continua líder indiscutível: a ficção. E ganha Pedro Fernandes, um apresentador de corpo inteiro. ‘Big Picture’, ‘Brainstrom’ e ‘Got Talent’ estão aí para o provar. Começa como concorrente de ‘A Tua Cara não Me É Estranha’, mas já sabe que vai ter um formato. Junta-se assim a Goucha, o n.º 1, e aos "verdinhos" Pedro Teixeira e Ruben Rua no entretenimento.
2. A SIC assegura Isabela Valadeiro, protagonista de duas novelas da TVI, mas ainda com muito para pedalar para vir a ser alguém da ficção. Consegue também José Carlos Pereira e Sofia Alves. O primeiro bem jura que a hora é de se dedicar à medicina, e devia, mas não resistiu ao primeiro convite para voltar à TV. Poucos espectadores conquistará para Paço de Arcos. Sofia Alves, estrela das primeiras tramas da TVI, está afastada, a sério, desde 2014. Não sei se perdeu o comboio…
3. Na SIC Notícias, Rui Santos disse que Samaris estava disponível para representar a Seleção Nacional, após adquirir a nacionalidade portuguesa. Mesmo já tendo pedido desculpa, não deixa de ser uma mancha no trabalho do veterano comentador, quando (quase) todos sabemos que isso é impossível, uma vez que o médio do Benfica já vestiu a camisola da Grécia por 35 vezes. Sim, são erros inacreditáveis numa semana em que Alberta Marques Fernandes, na RTP3, chamou Caixa Geral de Porcos… à Caixa Geral de Depósitos.